Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTorres, Laryssa Magalhães Monte Melo-
dc.contributor.authorBezerra, Francisco Mailson Mourão-
dc.contributor.authorCosmo, Maria Nargila Sales-
dc.contributor.authorBatista, Tatiane Lima-
dc.date.accessioned2021-05-04T15:57:49Z-
dc.date.available2021-05-04T15:57:49Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationTORRES, Laryssa Magalhães Monte Melo; BEZERRA, Francisco Maílson Mourão; COSMO, Maria Nargila Sales; BATISTA, Tatiane Lima. Ações acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 127, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58173-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Ceará - Campus Crateúspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectVídeos educativospt_BR
dc.subjectPalestraspt_BR
dc.titleAções acadêmicas para apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateúspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão e a retenção escolar são problemas recorrentes enfrentados pelos cursos de engenharia. Consequência desse fato, as taxas de formados nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil do Campus de Crateús da Universidade Federal do Ceará (UFC) foram de, respectivamente, 6% e 30%, no ano de 2019. Estudos mostram que as causas variam desde aspectos financeiros e sociais, até dificuldades de adaptação com o processo de ensino aprendizagem do espaço universitário. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver ações de apoio à permanência de discentes dos cursos de engenharia da UFC – Campus Crateús. As atividades realizadas buscaram proporcionar uma integração entre alunos recém ingressos e de semestres mais avançados, com profissionais atuantes no mercado de trabalho, bem como elaborar recursos didáticos para o uso da calculadora científica, instrumento de suma importância para as disciplinas do ensino básico. Em decorrência da adoção do ensino remoto, as ações foram realizadas em ambientes virtuais, como o Google Meet e Instagram. Elaborou-se um cronograma mensal de atividades a serem desenvolvidas nas plataformas citadas, como: vídeos educativos com dicas de como melhor utilizar a calculadora científica, disponibilizados quinzenalmente no Instagram, e palestras mensais com temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas prediais, com a participação de profissionais atuantes no mercado, e realizadas no Google Meet. O projeto obteve um engajamento de 74 seguidores e um total de 294 visualizações nas 5 publicações do Instagram, e contou com a participação de 140 discentes nas 3 palestras realizadas por videoconferência. Verificou-se que os temas abordados nas ações desenvolvidas despertavam interesse e envolvimento dos alunos, visto que desfrutavam do espaço para fazerem esclarecimentos e pedirem orientações, apresentando a estes, uma visão diferenciada sobre o que a universidade tem a oferecer e quais as oportunidades de mercado e área de atuação. Dessa forma, conclui-se que a realização de atividades que aproximem o estudante com a prática da profissão, possibilitam a motivação para a continuidade do curso.pt_BR
Aparece nas coleções:EUCRATEÚS - PPE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_resumo_eve_llmmmtorres.pdf137,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.