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dc.contributor.authorSousa, Maria de Jesus Vaz de-
dc.contributor.authorSousa, Francisca Genifer Andrade de-
dc.contributor.authorFialho, Lia Machado Fiuza-
dc.date.accessioned2021-05-04T12:03:04Z-
dc.date.available2021-05-04T12:03:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFERNANDES, Wania Ribeiro; SOUSA, Maria Fátima de; ANDRADE, Natália Fernandes de; MENDONÇA, Ana Valéria Machado. Estratégias para prevenção da dengue, zika e chikungunya desenvolvidas na região norte do Brasil: o Programa Saúde na Escola em foco. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 111-126, set./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58151-
dc.description.abstractThe scope was to investigate the understandings of teachers of the semi-presential Pedagogy Undergraduate Course at the Universidade Estadual do Ceará (UECE), who teach the discipline of Youth and Adult Education (EJA) in Distance Education (EaD), about their work as teachers. The qualitative research, of the case study type, was developed through a semi-structured interview with five participants: a teacher trainer, an on-site tutor and three distance tutors, in August 2018. The collected material was treated using the content analysis technique, which made three categories emerge: training to teach the subject of EJA and its implications for the Pedagogy course; methodologies adopted in the discipline EJA in EaD; and challenges to teach EJA in EaD. The relevance of the discipline for teacher training was found and it was found that the study participants demonstrate involvement and commitment to EJA, adapting methodologies with a view to better learning development. Despite this, there are several problems faced, such as the workload for face-to-face classes, understood as insufficient, the students’ lack of commitment to distance activities and evasion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleEducação de Jovens e Adultos em Educação a Distância: formação e prática docentept_BR
dc.title.alternativeLa educación de Jóvenes y Adultos en la Educación a Distancia: formación y práctica docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO escopo deste artigo foi investigar as compreensões dos docentes do Curso de Pedagogia semipresencial da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que ministram a disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Educação a Distância (EaD) sobre as suas atuações como professores. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, foi desenvolvida mediante entrevista semiestruturada com cinco participantes: uma professora formadora, uma tutora presencial e três tutoras a distância, em agosto de 2018. O material coletado foi tratado por intermédio da técnica da análise de conteúdo, que fez emergir três categorias: formação para ministrar a disciplina de EJA e implicações desta para o curso de Pedagogia; metodologias adotadas na disciplina EJA em EaD; e desafios para ministrar EJA em EaD. Constatou-se a relevância da disciplina para a formação docente e averiguou-se que as participantes do estudo demonstraram envolvimento e compromisso com a EJA, adaptando metodologias com vistas ao melhor desenvolvimento da aprendizagem. Apesar disso, há uma série de problemáticas enfrentadas, como a carga horária para aula presencial, entendida como insuficiente, o descompromisso dos estudantes com as atividades a distância e a evasãopt_BR
dc.description.abstract-esEl alcance fue investigar los entendimientos de los docentes del Curso de Pedagogía semipresencial de la Universidad Estadual de Ceará (UECE), que imparten la disciplina de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Educación a Distancia (EaD), sobre su actividad como docentes. La investigación cualitativa, del tipo de estudio de caso, se desarrolló a través de una entrevista semiestructurada con cinco participantes: un formador de maestros, un tutor en el lugar y tres tutores a distancia, en agosto de 2018. El material recolectado fue tratado mediante la técnica de análisis de contenido, que hizo emerger tres categorías: formación para impartir la asignatura de EJA y sus implicaciones para el curso de Pedagogía; metodologías adoptadas en la disciplina EJA en DE; y desafíos para enseñar EJA en DE. Se descubrió la relevancia de la disciplina para la formación docente y se comprobó que los participantes del estudio demuestran involucramiento y compromiso con EJA, adaptando metodologías con miras a un mejor desarrollo del aprendizaje. A pesar de ello, se enfrentan una serie de problemas, como la carga de trabajo para las clases presenciales, entendida como insuficiente, la falta de compromiso de los estudiantes con las actividades a distancia y la evasión.pt_BR
dc.title.enEducation of Youth and Adults in Distance Education: training and teaching practicept_BR
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