Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58108
Tipo: | Resumo |
Título: | Educação popular como prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular (Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU DB.2000.AI.01.81) |
Autor(es): | Gradvohl, Marina Brasil Vasconcelos, André Aghasi de Sousa Albuquerque, Newton de Menezes |
Palavras-chave: | Educação popular;Assistência judiciária;Direitos humanos |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | GRADVOHL, Marina Brasil; VASCONCELOS, André Aghasi de Sousa; ALBUQUERQUE, Newton de Menezes. Educação popular como prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular (Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular - CAJU DB.2000.AI.01.81). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | A educação popular é elemento indissociável da prática da Assessoria Jurídica Universitária Popular – AJUP, pois que inverte a concepção padrão de produção de conhecimentos e faz com que não haja um polo que doa conhecimentos e outro que recebe, mas um conjunto que constrói conhecimentos dialeticamente. O CAJU, Centro de Assessoria Jurídica Universitária Popular, é um projeto de extensão que tem essa prática como fundamental a sua atuação. Assim, a educação popular como prática de AJUP objetiva, de maneira geral, disseminar o saber jurídico e facilitar o intercâmbio de conhecimentos entre os sujeitos que dela participam. Nas atuações do CAJU, tal prática é utilizada com o objetivo de intercâmbio de conhecimentos nas suas principais pautas. Guiados por Paulo Freire, com trabalho de base e o caráter pedagógico das AJUPs, valores de coletividade são estimulados para desconstruir a atual estrutura social individualista, buscando fomentar outra em que se possa participar mais ativamente na construção. No processo também se aprende muito com os agentes das comunidades, uma vez que suas vivências carregam mais conhecimento do que adquiriríamos com estudos acadêmicos. Desse modo, diversas parcerias são formadas com os grupos com os quais atuamos, sendo mais recente o vínculo criado com secundaristas que ocuparam escolas no Ceará e também com os moradores da Ocupação Campo Verde. Com esses grupos, os resultados foram gratificantes e significantes. Em cada grupo, os temas abordados interessaram a todos e novos conhecimentos foram construídos. A partilha de experiências fez com que surgissem novas ideias de como enfrentar os problemas, e como reivindicar o que é necessário para o bem geral. Conclui-se que foi possível alcançar resultados que julgamos muito importantes tanto para a experiência dos integrantes do Centro como para nossos parceiros, já que as formações desenvolvidas nesses âmbitos foram muito produtivas e contribuíram para a vontade geral de lutar por direitos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58108 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mbgradvohl.pdf | 74,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.