Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5808
Tipo: Dissertação
Título: Utilização de objetos de aprendizagem como auxílio no ensino de geometria analítica
Título em inglês: Use of learning objects as an aid in teaching analytic geometry
Autor(es): Silva, Carlos Sérgio Rodrigues da
Orientador: Silva, Jonatan Floriano da
Palavras-chave: Geometria analítica;Educação - Recursos de redes de computadores;Coleta de dados
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Carlos Sérgio Rodrigues da. Utilização de objetos de aprendizagem como auxílio no ensino de geometria analítica. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Resumo: Este estudo procura analisar a eficiência do uso de objetos de aprendizagem no ensino de geometria analítica, mais precisamente no assunto distância entre dois pontos. Para isso, optou-se por um estudo experimental do qual participaram 14 alunos do 3º ano da Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Fernandes Távora que se localiza no bairro Demócrito Rocha, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. A turma foi dividida em dois grupos de 8 alunos cada, sendo que dois deles não participaram de todo o estudo. Em um dos grupos foi aplicada a atividade Pontos em Batalha e no outro apenas o método tradicional. Os instrumentos de coleta de dados foram: atividades do Rived, questionário socioeconômico e teste de múltipla escolha com questões sobre localização no plano cartesiano e distância entre dois pontos. Os dados foram analisados por meios de gráficos do programa Microsoft Excel. Percebeu-se, como resultado, que o grupo submetido à aplicação do objeto de aprendizagem teve um melhor desempenho no teste em relação ao outro grupo.
Abstract: This study seeks to analyze the efficiency of the use of learning objects in teaching analytic geometry, more precisely on subject distance between two points. For this, it was chosen an experimental study involving 14 students of the 3rd year of Primary School and Middle Senador Fernandes Távora, which is located in the neighborhood Demócrito Rocha, in the city of Fortaleza, state of Ceará. The class was divided into two groups of eight students each but two of these students did not participate in the entire study. In one of the groups was applied the activity Pontos em Batalha and the other only the traditional method. The instruments for data collection were activities rived, socioeconomic questionnaire and multiple-choice test with questions on location in the Cartesian plane and the distance between two points. Data were analyzed by means of graphical program Microsoft Excel. It was noticed as a result, the group submitted to the application of the learning object had a better performance on the test compared to the other group.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5808
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_csrdasilva.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.