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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Daniel Márcio Batista de-
dc.contributor.authorSousa, Jocélio Silva de-
dc.date.accessioned2021-04-28T20:35:14Z-
dc.date.available2021-04-28T20:35:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, Jocélio Silva de. Estudo comparativo entre modelos para detecção de fraudes em cartões de crédito. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58056-
dc.description.abstractFraud, as a criminal act, has become commonplace when it comes to online credit card purchases. In this context, the work of researchers and students through machine learning models that solve the problem has become well targeted, since this problem plagues financial intuitions and companies that provide cards. Therefore, this work aims to carry out a comparative study between three models of machine learning and to observe which of them react better to the detection with specific types of fraudulent acts obtained in the training. First, an assessment was carried out in the field of fraud involving cards and purchases, then a treatment on the database (DataSet) to then apply the machine methods. Respectively: Decision Trees, Naive Bayes Classification and Support Vector Machine. Subsequently, demonstrated in evaluation by graphics, showing the percentage of learning based on types of fraud in the detection made by the machine.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectFraudespt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre modelos para detecção de fraudes em cartões de créditopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA fraude, como ato criminoso, tornou-se algo comum quando relacionada a compras com cartão de crédito pela internet. Nesse contexto, o trabalho de pesquisadores e estudantes através de modelos de aprendizado de máquina que resolvam o problema tornou-se bem visado, uma vez que esse problema assola as intuições financeiras e empresas que fornecem cartões. Logo, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparativo entre três modelos de aprendizado de máquina e observar quais deles reagem melhor a detecção com tipos específicos de atos fraudulentos obtidos no treinamento. Primeiramente, foi realizada uma avaliação no campo das fraudes que envolvem cartões e compras, em seguida um tratamento sobre a base de dados (DataSet) para então aplicar os modelos de máquina. Respectivamente: Árvores de Decisão, Classificação Naive Bayes e Support Vector Machine. Posteriormente, demonstrando em avaliação por gráficos, evidenciando o percentual de aprendizado com base em tipos de fraudes na detecção feita pela máquina.pt_BR
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