Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58053
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Francisco Elton Martins de | - |
dc.contributor.author | Maia, Matheus Tomaz | - |
dc.contributor.author | Serafim, Monica de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T20:14:53Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T20:14:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Francisco Elton Martins de; MAIA, Matheus Tomaz; SERAFIM, Monica de Souza. A cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, como expoente do Trovadorismo literário português. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 5, n. 8, p. 3837, 2020. (Encontro de Experiências Estudantis, 13) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58053 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Trovadorismo | pt_BR |
dc.subject | Cantigas trovadorescas | pt_BR |
dc.title | A cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, como expoente do Trovadorismo literário português | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo principal deste trabalho foi empreender análise literária da cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, revelando-a como expoente do Trovadorismo literário português. No século XI, o período histórico-literário do Trovadorismo ficou conhecido principalmente pelo fato de os poemas, em forma de cantigas, serem feitos para ser cantados ou declamados com o acompanhamento de instrumentos musicais, sobretudo a lira. Neste período, foi possível observar uma inclinação dos trovadores para determinadas temáticas líricas. Havia, basicamente, dois grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas – as primeiras, com propostas principalmente amorosas e subdivididas em cantigas de amor e de amigo; e as últimas, de caráter mais irônico-depreciativo, tendo como subdivisões as cantigas de escárnio e de maldizer. A cantiga em análise neste trabalho, em nosso entendimento, encaixa-se na categoria das cantigas satíricas, especificamente enquadrando-se na cantiga de maldizer, uma vez que tem como características principais a realização de uma crítica direta (geralmente revela o nome da pessoa satirizada com a intenção de difamar), linguagem trabalhada e agressão verbal à pessoa satirizada. Desse modo, a cantiga Pero da Pont’ha feito gran pecado, de Afonso X, revela-se como produção literária típica do Trovadorismo literário de Portugal, servindo-lhe como expoente e marco na historiografia literária. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_femsouza.pdf | 49,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.