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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Maria Alinne Forte de-
dc.contributor.authorHitzschky, Rayssa Araújo-
dc.contributor.authorCastro Filho, Jose Aires de-
dc.date.accessioned2021-04-28T14:19:19Z-
dc.date.available2021-04-28T14:19:19Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRITO, Maria Alinne Forte de; HITZSCHKY, Rayssa Araújo; CASTRO FILHO, Jose Aires de. Busca, seleção e catalogação de aplicativos educacionais para o ensino de língua portuguesa (Projeto de extensão Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental CP.2016.PJ.0211). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58044-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistemas de comunicação móvel na educaçãopt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Digitaispt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleBusca, seleção e catalogação de aplicativos educacionais para o ensino de língua portuguesa (Projeto de extensão Aprendizagem Móvel e Colaborativa no Ensino Fundamental CP.2016.PJ.0211)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o advento das tecnologias móveis e o acesso rápido às mais diversas informações, a aprendizagem tem se tornado, cada vez mais, uma aprendizagem que transmuta os ambientes tradicionalmente conhecidos de ensino. Nessa perspectiva, buscando contribuir com o compartilhamento de recursos educacionais digitais (RED) livres para a dinâmica escolar, o presente trabalho busca apresentar os procedimentos de busca, seleção e catalogação de aplicativos educacionais da plataforma Android para o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental, iniciativa do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA/UFC). Como procedimentos metodológicos, o processo foi dividido em sete fases, englobando, inicialmente, a busca de aplicativos que se ajustavam aos descritores da matriz de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como a percepção da licença de uso dos aplicativos, e avançando para a apuração das contribuições pedagógicas de cada recurso selecionado. Ademais, foram realizados testes para verificação dos feedbacks dos aplicativos e a sua usabilidade, com a concomitante inserção dos metadados de cada material em uma planilha digital. Até o momento, foram catalogados 30 aplicativos que abordam diferentes conteúdos de Língua Portuguesa e como projetos futuros, estes serão disponibilizados em um ambiente que será desenvolvido para esse propósito. Com a catalogação em questão, procura-se incentivar o uso dos aplicativos analisados em seus aspectos técnicos e pedagógicos em diferentes dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, entendendo que a aprendizagem pode ocorrer dentro e fora da escola, a partir do uso de uma diversidade de instrumentos digitais. Sobretudo, pretende-se com a inserção desses aplicativos ao repositório desenvolvido, proporcionar um maior subsídio aos docentes com o uso destas tecnologias no meio educacional.pt_BR
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