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Tipo: Dissertação
Título: Uma metodologia para levantamento de defeitos em pavimentos urbanos flexíveis com o uso de aeronave remotamente pilotada
Autor(es): Lima Neto, Paulo de Souza
Orientador: Oliveira, Francisco Heber Lacerda de
Palavras-chave: RPAs;Rodovias;Defeitos;Fotogrametria;Pavimentos
Data do documento: 2019
Citação: LIMA NETO, Paulo de Souza. Uma metodologia para levantamento de defeitos em pavimentos urbanos flexíveis com o uso de aeronave remotamente pilotada. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Fortaleza, 2019.
Resumo: Os defeitos de pavimentos devem ser gerenciados de forma que não proporcionem riscos e maiores custos aos usuários. Com isso, alguns métodos para levantamento de defeitos já foram estudados e elaborados como perfilomêtro a laser, pavement scanner, imagens de satélites, entre outros, mas poucos são aplicados pelo poder público e concessionárias, alguns por questões de custos e logística de transporte e outros por falta de precisão. Com a ascendência da utilização de RPAs (Remotely Piloted Aircrafts) em diversas áreas no mundo, possibilitou-se que a necessidade de novos métodos de levantamentos de defeitos em pavimentos possa ser, em parte, suprida, ocasionando maior desempenho tanto qualitativa quanto quantitativamente. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um procedimento de levantamento de defeitos em pavimentos asfálticos urbanos com a utilização de RPAs, visando facilitar as tomadas de decisões para indicação de manutenção em vias urbanas, verificando e comparando os dados obtidos pelos levantamentos para que seja possível determinar qual a melhor metodologia a ser empregada. Dessa maneira, nesta investigação usou-se um RPA Multirotor para obtenção de imagens da superfície de pistas de rolamento em pavimentos flexíveis e softwares para planejamento de voo e processamento de imagens de uma determinada via da cidade de Fortaleza – CE. Por meio de interpretação visual, foi possível identificar e mensurar os defeitos dos tipos panelas e remendos no pavimento, em voos com as alturas de 30, 40, 50 e 60 metros, sem e com o uso de pontos de controle, utilizando 2 velocidades distintas (média e rápida) e dois métodos de levantamentos (Grid e Linear) sendo possível verificar a variação das medidas obtidas nos levantamentos, para, assim, propor um método. Concluiu-se que as diferentes variáveis como: alturas de voo, velocidade, métodos de levantamento e utilização de pontos de controle interferem no levantamento de defeitos em pavimentos, além de ser perceptível que o tamanho e tipo do defeito influencia na porcentagem de erro da mensuração. Também foi possível uma comparação estatística entre os métodos de levantamento na altura de 30 metros, já que essa altura foi a que obteve melhores resultados preliminarmente, tendo como conclusão maior precisão para levantamentos de defeitos em pavimento com a utilização de pontos de controle no método Linear.
Abstract: Defects of pavements must be managed in such a way that do not pose risks and higher costs to the users. Thus, some methods for collecting data on defects have been studied and developed, but only a few are applied by the public authorities and utilities, some due to cost and transportation logistics and others for the lack of precision. With the increasing use of RPAs in several areas around the world, it has been possible that this need can be partially met, leading to a higher performance both qualitatively and quantitatively for data collection of pavement defects, since its use for imaging is a reality in the context of Transport Engineering. Therefore, this work has the objective of developing a procedure to collect defects in flexible pavements with the use of RPAs, in order to facilitate decision making for indication of maintenance on urban roads with asphaltic pavements, verifying and comparing the data obtained so that it is possible to determine the best methodology to be used. In this investigation, a RPA Multirotor was used to obtain images of the surface of rolling tracks on flexible pavements and flight plan software and image processing of a certain road in the city of Fortaleza - CE. By means of visual interpretation, it was possible to identify and measure the defects of the types of pots and patches on the pavement, on flights with heights of 30, 40, 50 and 60 meters, with and without the use of control points, using two different speeds (medium and fast) and two collecting methods (Linear and Grid), so it is possible to verify the variation in measurements obtained from collecting, to thereby propose a method. It was concluded that the different variables such as: flight height, speed, collecting methods and use of control points interfere in the defects collection in pavements, in addition to being noticeable that the size and type of the defect influences the measurement error percentage. It was also possible to make a statistical comparison between the survey methods at the height of 30 meters, which was the one that obtained better preliminary results, having as conclusion a greater precision for the collection of data on pavement defects with the use of control points in the method Linear.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58030
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