Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004
Tipo: | Resumo |
Título: | Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
Autor(es): | Silva, Luiz Vicente Costa da Silva, Andreia Turolo da |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Redação acadêmica;Língua inglesa - Inglês escrito;Linguagem e línguas - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SILVA, Luiz Vicente Costa da; SILVA, Andreia Turolo da. Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | A escrita acadêmica é o meio oficial de propagação de informações no meio acadêmico. Este tipo de escrita possui particularidades que devem ser seguidas e respeitadas a fim de que os diversos tipos de trabalhos escritos sejam aceitos para publicação. Entretanto, há outro fator a ser considerado, a língua. A escrita acadêmica na língua inglesa — nosso foco de estudo— possui características e orientações diferentes da escrita acadêmica em língua portuguesa. Então, uma orientação específica faz-se necessária, e é proveitosa, àqueles que intencionam publicar em inglês. Beneficiaram-se no presente trabalho, estudantes, servidores e professores vinculados à UFC, no programa Idioma sem Fronteiras, na Oficina de Comunicação Escrita de Língua Inglesa ofertada pelo NUCLI. Os referidos participantes foram orientados a produzirem diferentes textos, tendo em vista a abordagem de “escrita como processo” encontrada na obra Teaching by Principles de Douglas H. Brown (2007). A escrita como processo orienta-se com base em certos princípios tais como foco no processo da escrita, ajuda aos estudantes no entendimento dos seus processos de criação textuais, ajuda na construção de repertório de estratégias para a escrita, enfoque na importância da revisão e reescrita do texto etc. Seguindo esses princípios, foram sugeridos aos alunos temas para a escrita. Os textos recebidos foram analisados e sugestões de melhoria foram feitas, mas não se atribuíram notas aos textos nesta fase. Os textos foram devolvidos com os comentários e foram revisados pelos autores. Após a revisão, as versões finais foram analisadas e atribuíram-se notas a elas. Os alunos foram encorajados a refletir sobre os resultados obtidos e opinaram sobre a evolução no processo de escrita. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lvcsilva.pdf | 75,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.