Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57977
Tipo: Resumo
Título: Potencial antibacteriano de plantas do semiárido: um estudo etnofarmacológico em Santa Luzia, Tejuçuoca-CE
Autor(es): Vasconcelos, Lorrana Santana de
Menezes, Francisca Gleire Rodrigues de
Carvalho, Fátima Cristiane Teles de
Gracez, Danielle Sequeira
Sousa, Oscarina Viana de
Palavras-chave: Plantas medicinais - Caatinga;Fitoterapia;Etnofarmacologia;Etnociência
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: VASCONCELOS, Lorrana Santana de; MENEZES, Francisca Gleire Rodrigues de; CARVALHO, Fátima Cristiane Teles de; GRACEZ, Danielle Sequeira; SOUSA, Oscarina Viana de. Potencial antibacteriano de plantas do semiárido: um estudo etnofarmacológico em Santa Luzia, Tejuçuoca-CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A Etnofarmacologia associa os saberes populares referentes às plantas medicinais, com estudos químicos e farmacológicos. Com esta ramificação da Etnociência percebe-se que o respeito ao saber popular e ao meio ambiente são primordiais para o desenvolvimento sustentável. Em áreas de Caatinga, a flora medicinal é muito utilizada e algumas plantas possuem capacidade de curar sintomas de doenças gastrointestinais causadas por bactérias. O objetivo deste estudo foi testar o potencial antimicrobiano de plantas da Caatinga que fazem parte do conhecimento tradicional de uma comunidade rural do Ceará (Santa Luzia, município de Tejuçuoca). Baseado na indicação de moradores foram selecionadas duas (2) espécies vegetais para testes in vitro: Hyptis umbrosa Salzm. ex. Benth. (Bamburral) e Croton sonderianus Müll. Arg (Marmeleiro). Para a primeira espécie foram feitos extratos aquosos das folhas verdes, das flores/sementes secas e das flores/sementes verdes; já para a segunda espécie, foi feito o extrato da casca seca e da casca verde. Estirpes bacterianas, com diferentes características de parede celular, foram utilizadas como indicadoras de atividade: Escherichia coli (ATCC 25922) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923); também foi usada uma estirpe de Salmonella Braenderup (LAMAP 18) com perfil de multirresistência a antimicrobianos de uso na rotina clínica. Utilizou-se o método de difusão em ágar, técnica do poço. O extrato mais eficiente foi o das flores/sementes verdes de Hyptis umbrosa Salzm. ex. Benth. e o menos eficiente foi o da folha verde da mesma espécie. As duas espécies vegetais apresentaram resultados positivos, no entanto, a Hyptis umbrosa Salmz. ex. Benth. foi mais eficiente contra as bactérias testadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57977
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lsvasconcelos.pdf73,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.