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dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorCoelho, Pedro Felipe da Costa-
dc.date.accessioned2021-04-22T16:11:51Z-
dc.date.available2021-04-22T16:11:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCOELHO, P. F. C. A prática social do consumo insustentável de alimentos para viagem no Brasil e Alemanha. 2021. 209 f. Tese (Doutorado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57926-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the social practice of takeaway food consumption influences the adoption of unsustainable eating practices. To achieve this, the following specific objectives were established: (i) to compare the performances of Brazilian and German consumers who consume takeaway food; (ii) to characterize the social practice of consuming food for travel; (iii) to describe the main environmental and social implications of takeaway food; and (iv) to identify alternatives to reduce the environmental and social cultural implications of takeaway food consumption. The literature review involved takeaway food consumption, sustainable food consumption and food as a social practice. The Theories of Practice was selected as the theoretical and methodological framework of this study. The data were collected through 19 narrative interviews with employees and owners of takeaway food places, 41 in-depth interviews with consumers and 7 months of observations in places of purchase and consumption of meals in Brazil and Germany. For data analysis, the data analysis spiral was used. The results reveal that menus, packaging and disposable objects are the material arrangements that are interdependently related to the meanings and competences of the social practice of takeaway food consumption. Takeaway food is consumed more frequently due to the lack of time and skills to cook, being chosen as an alternative to meals prepared at home or eating out. This social practice that can contribute positively or negatively to the adoption of sustainable eating practices, depending on the menus, the primary and secondary packaging, the portions size and the disposal of the meals. It was possible to identify ten alternatives to mitigate the environmental and social implications of eating takeaway food, which are related to menus, food apps, primary and secondary packaging and skills to cooking. Recommendations are presented to consumers, restaurant entrepreneurs and policy makers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectViagempt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectConsumo de Alimentospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.titleA prática social do consumo insustentável de alimentos para viagem no Brasil e Alemanhapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo geral compreender de que maneira a prática social de consumir alimentos para viagem interfere na adoção de práticas de alimentação insustentáveis. Para a sua consecução, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (i) comparar as performances de consumidores brasileiros e alemães que consomem alimentos para viagem; (ii) caracterizar a prática social de consumir alimentos para viagem; (iii) descrever as principais implicações ambientais e sociais da alimentação para viagem; e (iv) identificar alternativas para reduzir as implicações ambientais e sociais da alimentação para viagem. O referencial teórico envolveu a alimentação para viagem, o consumo sustentável de alimentos e a alimentação como prática social. A abordagem das Teorias da Prática foi utilizada como arcabouço teórico-metodológico desse estudo. Os dados foram coletados por meio de 19 entrevistas narrativas com funcionários e donos de estabelecimentos que comercializam alimentos para viagem, 41 entrevistas em profundidade com consumidores e 7 meses de observações em locais de compra e consumo de refeições no Brasil e na Alemanha. Para a análise dos dados, foi utilizada a espiral de análise de dados. Os resultados da pesquisa revelam que os menus, as embalagens e os objetos descartáveis são os arranjos materiais que se relacionam de forma interdependente com os significados e as competências da prática social de consumir alimentos para viagem. Os alimentos para viagem são consumidos com maior frequência diante da ausência de tempo e competências para cozinhar, sendo escolhidos como alternativa às refeições preparadas em casa ou ao comer fora de casa. Essa prática social pode contribuir de forma positiva ou negativa para a adoção de práticas de alimentação sustentáveis, a depender dos menus, das embalagens, do tamanho das porções e do descarte das refeições. Foi possível identificar dez alternativas para amenizar as implicações socioambientais da alimentação para viagem, as quais estão relacionadas aos menus das refeições, aos aplicativos de comida, às embalagens primárias e secundárias e às competências para cozinhar. Recomendações são apresentadas para consumidores, empresários do setor e gestores públicos.pt_BR
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