Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57924
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Literatura e multiletramentos: aliando o verbal e o visual
Título em inglês: Literature and multiliteracies: combining the verbal and the visual
Autor(es): Silva, Daniely Moreira Coelho da
Aragão, Maria do Socorro Silva de
Alencar, Maria Silvana Militão de
Palavras-chave: Ensino da Literatura;Letramento literário;Multiletramentos
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: SILVA, Daniely Moreira Coelho da; ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de; ALENCAR, Maria Silvana Militão. Literatura e multiletramentos: aliando o verbal e o visual. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 39, p. 99-115, jul./dez. 2020.
Resumo: Diante de um mundo tão globalizado, que exige novos padrões de comportamento, em situações diversas de comunicação e de uso da linguagem, propor uma educação, especificamente, no ensino de literatura comprometida com a prática de letramento literário nas aulas de Língua Portuguesa, entrelaçando-a à luz da pedagogia dos multiletramentos, é um dos grandes desafios do professor do Ensino Fundamental, anos finais. Com isso, o presente artigo tem como objetivo promover o letramento literário na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, buscando destacar as semioses na constituição de sentido do texto. Adotamos como metodologia a pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Como sugestões de atividades, utilizamos a sequência básica e o diário de leituras. Para embasamento teórico, apropriamo-nos das concepções de Cosson (2018a, 2018b), Machado (2005), Buzzo (2003), Rojo e Moura (2012), Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), dentre outros autores. Este trabalho foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais, em sala de aula de 7º ano, na Rede Pública de Ensino de Fortaleza. No processo de leitura literária, o recurso semiótico potencializou a ressignificação do texto literário por parte do leitor.
Abstract: In the face of such a globalized world, which requires new patterns of behavior, in different situations of communication and use of language, to propose an education, specifically, in the teaching of literature committed to the practice of literary literacy in Portuguese language classes, intertwining in the light of the multiliteracy pedagogy, it is one of the great challenges of the elementary school teacher, final years. Thus, the present article aims to promote literary literacy from the perspective of multiliteracy pedagogy, seeking to highlight semiosis in the constitution of the text’s meaning. We adopted action-research as a methodology with a qualitative approach. As suggested activities, we used the basic sequence and the reading diary. For theoretical support, we used the concepts of Cosson (2018a, 2018b), Machado (2005), Buzzo (2003), Rojo and Moura (2012), Kress and Van Leeuwen (1996, 2006), among other authors. This work was applied to an elementary school class, final years, in a 7th grade classroom, in the Public Education Network of Fortaleza. In the process of literary reading, the semiotic resource enhanced the reframing of the literary text by the reader.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57924
ISSN: 0101-8051
2358-4793
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_dmcsilvamssaragao.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.