Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57895
Title in Portuguese: Arte-educação ambiental na Comunidade da Boca da Barra (Programa VerdeLuz de Gestão Ambiental Sustentável - CH00.2014.PG.0150)
Author: Almeida, Lorena Oliveira Galindo
Dantas, Ana Carolina Lessa
Araújo, Luana Adriano
Lima, Gabriel Chagas de
Albuquerque, José Cândido Lustosa Bittencourt de
Keywords: Educação ambiental
Gestão ambiental
Conservação da natureza
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: ALMEIDA, Lorena Oliveira Galindo; DANTAS, Ana Carolina Lessa; ARAÚJO, Luana Adriano; LIMA, Gabriel Chagas de; ALBUQUERQUE, Jose Candido Lustosa Bittencourt de. Arte-educação ambiental na Comunidade da Boca da Barra (Programa VerdeLuz de Gestão Ambiental Sustentável - CH00.2014.PG.0150). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: O Programa VerdeLuz de Gestão Ambiental Sustentável possui diversas atividades desenvolvidas na cidade de Fortaleza. Dentre estas, destaca-se a parceria com a Casa Camboa de Sabiaguaba, que desenvolve atividades com a Comunidade da Boca da Barra, na foz do Rio Cocó, na Sabiaguaba. Esta parceria vem possibilitando, dentre outras coisas, a realização de atividades semanais de arte-educação e teatro voltadas para a educação ambiental. Com essas atividades objetiva-se atingir crianças e jovens, de modo a despertar neles a consciência ambiental e a importância de ajudar a preservar a foz do Rio Cocó, destacando seu papel fundamental no meio ambiente. Para tanto, são desenvolvidas atividades aos domingos de manhã no espaço físico da Casa Camboa. As crianças são individualmente convidadas a participar e costumam frequentar a Casa ao longo da semana. Nessas oportunidades são desenvolvidas aulas de teatro, contação de histórias, oficinas de brinquedos e exibição de vídeos, dentre outras atividades. Ao fim do encontro um lanche é servido. Em 2016 foi estruturada uma biblioteca comunitária dentro da Casa que vem incentivando ainda mais a leitura entre as crianças. Ademais, são realizadas programações especiais em datas comemorativas e atividades externas. Além do Programa Verdeluz, a Casa Camboa desenvolve parceria com diversas outras instituições, de modo a atingir também adultos e crianças com abordagens diferenciadas. Para financiar as atividades da Casa são realizados bazares periódicos com roupas doadas e destinados à comunidade. A resposta da comunidade vem sendo bastante positiva, mesmo com a instabilidade causada pela possibilidade de a regulamentação do Parque do Cocó resultar na remoção dessa comunidade nativa e centenária. Outras formas de atuação do Programa vêm lutando contra isso. Nesse meio tempo, tem-se procurado aumentar a criatividade e a consciência ecológica das crianças e, 'consequentemente, do futuro da Comunidade da Boca da Barra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57895
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_logalmeida.pdf75,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.