Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57894
Tipo: Resumo
Título: Jogo simulador do mecanismo de defesa de macrófagos contra as bactérias (Projeto Seara da Ciência – código PREX: RN.2012.PG.0123)
Autor(es): Lima, Luana Nobre
Moura, Aloísio Shelldon Rocha
Trigueiro, Eliedir Ribeiro da Cunha
Vale, Marcus Raimundo
Maciel, Aline Neris de Carvalho
Palavras-chave: Macrófagos;Sistema imune;Jogos educativos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Luana Nobre; MOURA, Aloísio Shelldon Rocha; TRIGUEIRO, Eliedir Ribeiro da Cunha; VALE, Marcus Raimundo; MACIEL, Aline Neris de Carvalho. Jogo simulador do mecanismo de defesa de macrófagos contra as bactérias (Projeto Seara da Ciência – código PREX: RN.2012.PG.0123). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A tamanha complexidade do corpo humano transmite, aos indivíduos interessados, uma riqueza de conhecimento científico. Ademais, todo esse conteúdo está presente no cotidiano da sociedade, tal como a imunidade. Esta, por sua vez, possui um valor crucial na defesa contra agentes estranhos. O sistema imune ocorre em um ambiente microscópico, sendo, muitas vezes, mal percebido ou compreendido pelo organismo. Tendo em vista os seus integrantes, ocorre a participação de células especializadas em destruir invasores, conhecidas como leucócitos. Um dos leucócitos mais atuantes é o macrófago, que está localizado em diferentes tecidos e realiza uma digestão proteolítica. Assim, na tentativa de tornar adquirível o conhecimento dessa brilhante estratégia do corpo humano, será elaborado um jogo didático, com bases interativas, que demonstrará como, exclusivamente, os macrófagos enfrentam invasores, tais como as bactérias. O jogo, por sua vez, será produzido com o manuseio do programa Adobe Flash Professional CC 2015 e linguagem de programação Action Script e Java Script. Quanto ao funcionamento do jogo, o aluno começará o acesso ao software e, basicamente, representará um macrófago, que terá a missão de “destruir”, englobando todas as bactérias presentes naquele determinado momento. Esse planejamento didático possui classificação de acesso para o publico em geral, com previsão de entrega até novembro de 2016. Além disso, estará disponibilizado na Seara da Ciência, devido ao seu papel na divulgação científica e à sua associação com a Universidade Federal do Ceará. Com a realização desse jogo, espera-se que as pessoas compreendam o básico do funcionamento do sistema de proteção de um organismo, aprendendo, sobretudo, que a imunidade, apesar de parecer silenciosa, é, na verdade, um mecanismo análogo à um sistema de guerra.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57894
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lnlima.pdf74,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.