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Tipo: TCC
Título: Gestão de custos para a formação do preço de venda no varejo : um estudo de caso em uma empresalocalizada na cidade de Russas-CE
Autor(es): Lima, Carla Amanda Matos
Orientador: Pinto, Rochelly Sirremes
Palavras-chave: Gestão de custos;Varejo;Formação do preço de venda;Mark-up
Data do documento: 2021
Citação: LIMA,Carla Amanda Matos.Gestão de custos para a formação do preço de venda no varejo : um estudo de caso em uma empresalocalizada na cidade de Russas-CE.2021.111f.Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Engenharia de ia de Produção) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2021.
Resumo: A contabilidade de custos consiste em um ramo fundamental da contabilidade onde se busca principalmente efetuar a gestão financeira dentro de uma empresa, com enfoque principal no controle dos gastos. Dentre as atividades exercidas pela contabilidade de custos, a formação do preço de venda dos produtos se configura como uma das mais essenciais para as empresas, impactando diretamente na sua sobrevivência e perpetuação no mercado globalizado e competitivo. Qualquer erro cometido durante este processo poderá comprometer o desempenho do negócio frente aos seus concorrentes, prejudicando as suas estratégias bem como o alcance das metas estabelecidas. Desse modo, para que seja possível ao gestor efetuar a precificação adequada das suas mercadorias, se faz necessário a utilização de sistemas de gestão de custos e o uso de métodos de precificação que apliquem adequadamente as variáveis de custos que impactam o negócio. Mediante ao apresentado, o presente estudo possui como objetivo compreender como a gestão de custos pode auxiliar o processo de administração de um negócio bem como averiguar o impacto que a correta formação do preço de venda ocasiona dentro de uma empresa, por meio da proposição de um método de precificação dos produtos para uma empresa do ramo varejista localizada na cidade de Russas -CE. Para o alcance de tal propósito realizou-se uma pesquisa bibliográfica, usando-se como fonte de informaçõeslivros de autores renomados da área de custos e publicações do ramode interesse, com enfoque principal em teses, monografias e artigos de revistas, bem como um estudo de caso, utilizando-se como base de pesquisa os dados coletados na empresa varejista foco da pesquisa.Por meio da análise de dados foi possível compreender a realidade que a organização vivencia e efetuar a aplicação do mark-up divisor como método para a formação do preço de venda mínimo e preço de venda orientativo, que serviram como base para as análises efetuadas e proposições de melhorias para a empresa. Além disso, realizou-se o cálculo da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) como forma de visualizar a situação da empresa com relação ao lucro obtido em cada período e validar as proposições efetuadas. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a organização não realizava a precificação das suas mercadorias de forma adequada, onde encontrou-se produtos com preço superfaturado e outros não atingindo a margem de lucro esperada pelo gestor, concluindo assim que tal prática poderia ser prejudicial para a perpetuação da empresa no mercado, ao passo que ressalta a importância da correta gestão de custos e formação do preço de venda nas organizações.
Abstract: Cost accounting consists of a fundamental branch of accounting where the main purpose is to carry out financial management within a company, with a primary focus on controlling expenses. Among the activities carried out by cost accounting, the formation of the sale price of products is one of the most essential for companies, directly impacting their survival and perpetuation in the globalized and competitive market. Any mistake made during this processmay compromise the performance of the business vis-à-vis its competitors, damaging its strategies as well as the achievement of the established goals.Thus, in order to make it possible for the manager to carry out the appropriate pricing of his goods, itis necessary to use cost management systems and the use of pricing methods that properly apply the cost variables that impact the business. Based on what has been presented, the present study aims to understand how cost management can assist the business administration process as well as ascertain the impact that the correct formation of the sale price causes within a company, through the proposition of a product pricing method for a retail company located in the city of Russas -CE. To achieve this purpose, a bibliographic research was carried out, using as a source of information books by renowned authors in the area of costs and publications in the field of interest, with a main focus on theses, monographs and magazine articles, as well as a case study, using data collected in the retail company that is the focus of the research as a research base. Through data analysis it was possible to understand the reality that the organization experiences and to apply the dividing mark-up as a method for the formation of the minimum selling price and the orientative selling price, which served as the basis for the analyzes carried out and propositions improvements for the company. In addition, the Income Statement for the Year (DRE) was calculated as a way of visualizing the company's situation in relation to the profit obtained in each period and validating the proposals made. Among the results obtained, it was found that the organization did not properly price its goods, where products were found to be overpriced and others did not reach the profit margin expected by the manager, thus concluding that such practice could be harmful for the perpetuation of the company in the market, while emphasizing the importance of the correct management of costs and formation of the sale price in organizations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57814
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