Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Liana Mariele Albuquerque Carneiro-
dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.date.accessioned2021-04-16T18:37:04Z-
dc.date.available2021-04-16T18:37:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Liana Mariele Albuquerque Carneiro; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Rede Surdos-CE: sinalário escolar: parcerias expandem sinais (CHOO.2015.PJ0219). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57803-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSinaláriopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectEducação de pessoas com deficiência auditivapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.titleRede Surdos-CE: sinalário escolar: parcerias expandem sinais (CHOO.2015.PJ0219)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Língua Brasileira de Sinais-Libras regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05 é a língua natural dos surdos brasileiros, por isso o site https://redesurdosce.wordpress.com, fruto do Projeto Rede Surdos-CE: sinalário escolar, proporciona o acesso a um vocabulário diverso para utilizar em escolas bilíngues de surdos e inclusivas. Possui sinais das áreas curriculares em geral e cearenses, a fim de atender as necessidades principais dos profissionais da educação. São sinais já instituídos e outros arbitrários, criados e consolidados pela comunidade linguística envolvida. Respaldam o projeto, os autores: Quadros e Karnopp (2004), Stumpf (1998) e Capovilla (2008), bem como a visão construtivista e sociointeracionista, oferecendo acesso aos conhecimentos em ambientes de formação. A pesquisa junto a intérpretes, bem como as comunidades surdas e docentes de Libras da Universidade Federal do Ceará, busca ampliar parcerias e catalogação de mais sinais/palavras. Os sinais são coletados em visitas às escolas para áreas específicas, observando-se o uso da língua no cotidiano escolar; pesquisas em Youtube; CD-Rom; DVDs Letras Libras/UFSC e dicionários trilíngues (Capovilla, 2004,2008), sendo gravados em vídeo, e posteriormente postados no site Rede Surdos-CE. O sinalário apresenta significativa participação das instituições parceiras com sinais específicos: Instituto Cearense de Educação de Surdos e CEJA Prof. Gilmar Maia de Souza. Assim apoia as escolas para facilitar o acesso dos sinais de áreas escolar e acadêmica pela necessidade de ouvintes e surdos. Como bolsistas, nossa relação com as escolas, com pesquisas e interação com professores tem sido um excelente experiência, aumentando também nossos conhecimentos, o que facilitará nosso futuro profissional a partir dessa “Rede surdos-CE”, pois junto com as instituições parceiras, estamos construindo uma “rede de instituições” voltadas à educação de surdos.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmacoliveira.pdf75,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.