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Tipo: Dissertação
Título: Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses
Autor(es): Paiva, Luis Eduardo Brandão
Orientador: Lima, Tereza Cristina Batista de
Palavras-chave: Comportamento Sustentável;Comportamento Inovador;Cross-cultural;Intenção Empreendedora
Data do documento: 2017
Citação: PAIVA, L. E. B. Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses. 2017. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Este estudo consiste em analisar a influência do comportamento sustentável e inovador na intenção empreendedora dos estudantes universitários brasileiros e portugueses. Busca-se, também, desenvolver um modelo que permita predizer a intenção empreendedora a partir do perfil dos estudantes universitários e do seu comportamento sustentável e inovador. O modelo proposto embasa-se, sobretudo, na teoria do comportamento planejado para a intenção empreendedora, na teoria da adaptação-inovação com o propósito de investigar o comportamento inovador, frente ao estilo cognitivo do indivíduo, e na dimensão sustentável, que se baseia em escalas comportamentais voltadas às questões ambientais. Esta pesquisa é desenvolvida mediante uma survey exploratória, aplicada com estudantes universitários da Universidade Federal do Ceará (Brasil) e da Universidade do Algarve (Portugal), em uma perspectiva cross-cultural. Para a análise dos dados, utilizam-se técnicas estatísticas de análise multivariada, como a análise fatorial, a regressão logística e as árvores de classificação e regressão (CART). Os resultados confirmam (i) há uma relação positiva entre a intenção empreendedora dos estudantes universitários e a existência de negócios próprios dos pais; (ii) há uma relação positiva entre o país de origem dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; (iii) não há uma relação positiva entre a experiência profissional dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; (iv) há uma relação positiva entre o comportamento sustentável dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora; (v) há uma relação positiva entre o comportamento inovador dos estudantes universitários e sua intenção empreendedora. De modo geral, os resultados contribuem para suplantar a lacuna da literatura empírica que alinha fenômenos como o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade, e isto confere um caráter inovador para este estudo, o que possibilita, portanto, recomendações para pesquisas futuras.
Abstract: This study consists of analyzing the influence of sustainable and innovative behavior on the entrepreneurial intention of Brazilian and Portuguese university students. It also seeks to develop a model that allows predicting entrepreneurial intent from the profile of university students and their sustainable and innovative behavior. The proposed model is based mainly on the theory of behavior planned for the entrepreneurial intention, in the theory of adaptation-innovation with the purpose of investigating the innovative behavior, in front of the cognitive style of the individual, and in the sustainable dimension, which is based on Behavioral scales focused on environmental issues. This research is developed through an exploratory survey, applied with university students from the Federal University of Ceará (Brazil) and the University of Algarve (Portugal), from a cross-cultural perspective. Statistical analysis of multivariate analysis, such as factorial analysis, logistic regression and classification and regression trees (CART), are used to analyze the data. The results confirm (i) there is a positive relation between the entrepreneurial intention of the university students and the existence of their own businesses; (ii) there is a positive relationship between the country of origin of university students and their entrepreneurial intent; (iii) there is no positive relationship between the professional experience of university students and their entrepreneurial intention; (iv) there is a positive relationship between the sustainable behavior of university students and their entrepreneurial intent; (v) there is a positive relationship between the innovative behavior of university students and their entrepreneurial intent. In general, the results contribute to overcome the gap in the empirical literature that aligns phenomena such as entrepreneurship, innovation and sustainability, and this gives an innovative character to this study, which makes possible recommendations for future research.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57777
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