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Tipo: Dissertação
Título: O processo de socialização profissional: estudo com secretários executivos em organizações cearenses
Autor(es): Pontes, Emiliano Sousa
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Socialização profissional;Secretariado executivo;Organizações cearenses
Data do documento: 2017
Citação: PONTES, E. S. O processo de socialização profissional: estudo com secretários executivos em organizações cearenses. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O fenômeno da profissionalização, considerado propulsor do desenvolvimento da sociedade moderna, é abordado na Sociologia das Profissões sob duas concepções teóricas tradicionais: o funcionalismo e o interacionismo simbólico (MENEGHETTI, 2009). No âmbito deste, que enfatiza as interações e processos sociais no estudo das profissões, encontra-se a temática da socialização profissional, que consiste em um processo de inserção do indivíduo em uma profissão, abrangendo o aprendizado e aplicação prática dos conhecimentos, habilidades, normas e valores necessários ao exercício profissional (BORGES; ALBUQUERQUE, 2014). Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de socialização profissional de secretários executivos em organizações cearenses, de acordo com o modelo teórico sintetizado por Kramer et al. (2013), que consideram que a socialização profissional compreende três fases: a separação da academia, a transição para a prática profissional e a integração em papéis e comunidades profissionais. Dessa forma, especificamente, busca-se investigar como ocorre o aprendizado dos conhecimentos, habilidades, normas e valores inerentes à profissão de secretário executivo na formação acadêmica, verificar como ocorre a aplicação dos conhecimentos, habilidades, normas e valores inerentes à profissão de secretário executivo na prática profissional e analisar os papeis profissionais principais e secundários desempenhados pelos secretários executivos e seu engajamento em comunidades profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada mediante entrevistas com quinze secretários executivos que atuam em organizações localizadas no estado do Ceará. Os dados são tratados por meio da análise de conteúdo e operacionalizados no software ATLAS.ti 7. Como resultados principais alcançados pode-se notar que: na formação acadêmica, o aprendizado por meio da Lei de Regulamentação e do Código de Ética da profissão foi o que ficou mais evidente; na prática profissional, ocorrem situações de contradição pelo desconhecimento e desvalorização da profissão; na integração em papéis e comunidades profissionais, a assessoria é o papel mais desempenhado e o engajamento em comunidades profissionais não ocorre. De modo geral, os resultados contribuem para preencher a lacuna da literatura empírica que aborda a socialização nas profissões ligadas à gestão organizacional, bem como promover o avanço científico do Secretariado Executivo.
Abstract: The phenomenon of professionalization, considered a propeller of the development of modern society, is approached in Sociology of Professions under two traditional theoretical conceptions: functionalism and symbolic interactionism (MENEGHETTI, 2009). In this context, which emphasizes interactions and social processes in the study of professions, there is the theme of professional socialization, which consists of a process of insertion of the individual into a profession, encompassing the learning and practical application of knowledge, skills, norms and values required for professional practice (BORGES, ALBUQUERQUE, 2014). In this perspective, the present research aims to analyze the process of professional socialization of executive secretaries in organizations of Ceará, according to the theoretical model synthesized by Kramer et al. (2013), who considers that professional socialization comprises three phases: separation from academy, transition to professional practice and integration into professional roles and communities. In this way, specifically, it is sought to investigate how the knowledge, skills, norms and values inherent in the profession of executive secretary in academic formation occurs, verify how the knowledge, skills, norms and values inherent in the profession of executive secretary are applied in professional practice and analyze the main and secondary professional roles played by executive secretaries and their engagement in professional communities. This research is qualitative, descriptive, carried out through semistructured interviews with fifteen executive secretaries who work in organizations located in the state of Ceará. The data are treated through the content analysis and operationalized in the software ATLAS.ti 7. As the main results achieved, it can be mentioned that: in the academic formation, the learning through the regulation law and the Code of Ethics of the profession was the most evident; in professional practice, situations of contradiction occur due to the lack of knowledge and devaluation of the profession; in integration into professional roles and communities, counseling is the most important role and engagement in professional communities does not occur. In general, the results contribute to filling the gap in the empirical literature that addresses socialization in the professions linked to organizational management, as well as promoting the scientific advance of the Executive Secretariat.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57773
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