Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57755
Título em portugués: A institucionalização da loucura no Ceará: o Asilo de Alienados São Vicente de Paula (1871-1920)
Autor: Oliveira, Cláudia Freitas de
Palabras clave : Asilo de Alienados São Vicente de Paula
Loucura - Ceará
Santa Casa de Misericórdia
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Imprensa Universitária
Citación : OLIVEIRA, Cláudia Freitas de. A institucionalização da loucura no Ceará: o Asilo de Alienados São Vicente de Paula (1871-1920). E-book. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. (Estudos da Pós-Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57755. Acesso em: 15 abr. 2021.
Resumen en portugués: Este livro visa analisar aspectos da história do São Vicente de Paula, tendo como recorte temporal o ano de 1871, quando surgiram os primeiros relatos produzidos pela Santa Casa a respeito da necessidade da construção de uma instituição destinada ao abrigo de loucos até 1920, quando ocorreram reformas internas com o intuito de oferecer melhorias quanto aos aspectos físicos e espaciais. As principais problemáticas desta pesquisa visaram responder sobre quais circunstâncias o São Vicente de Paula foi construído, qual o perfil dos chamados alienados ingressos na instituição e quais as principais dificuldades enfrentadas em seu cotidiano. O livro consiste na investigação das relações vividas por distintos sujeitos construtores dos espaços da loucura a partir da inauguração, em 1886, do Asilo de Alienados São Vicente de Paula, a primeira instituição voltada para a loucura no Ceará.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57755
metadata.dc.type: Livro
ISBN : 978-65-88492-50-5
Aparece en las colecciones: IU - Livros
PRPPG - Livros

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_liv_cfdoliveira.pdf8,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.