Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57724
Title in Portuguese: A influência dos doutores-palhaços do Projeto Y na pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio a partir da perspectiva da criança e do adolescente internalizados (Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437)
Author: Elcias, Leticia Galvao Marinho
Ribeiro, Kelen Gomes
Silva, Tainah Maia
Ribeiro, Letícia Lima de Patrício
Vieira, Alícia Mourão
Azevedo, Maria de Fatima Vitoriano de
Keywords: Palhaçoterapia
Criança hospitalizada
Humanização dos serviços de saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: ELCIAS, Leticia Galvao Marinho; RIBEIRO, Kelen Gomes; SILVA, Tainah Maia; RIBEIRO, Letícia Lima de Patrício; VIEIRA, Alícia Mourão; AZEVEDO, Maria de Fatima Vitoriano de. A influência dos doutores-palhaços do Projeto Y na pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio a partir da perspectiva da criança e do adolescente internalizados (Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: A criança hospitalizada passa por uma mudança brusca em sua rotina, tendo o afastamento de seus familiares, amigos e objetos pessoais, que compõe o ambiente no qual ela constrói sua subjetividade. Além disso, ela é passiva o tempo todo de procedimentos médicos que, por vezes, são invasivos, dolorosos e estressantes. Com a prática dos doutores-palhaços do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde na pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) pretende-se trazer a brincadeira para essas crianças que estão a passar por esse processo de internação e, com isso, torná-la menos traumática, pois o brincar vem para facilitar o processo de aceitação do ambiente (LIMA ET AL., 2009; MORCERF ET AL., 2015 apud CAVALCANTE, ANDRESSA et al, pag.136, 2006) pela criança e também é uma forma de fuga para suprir as necessidades biopsicossociais básicas (PAVEZI; LIMA, 2012 apud CAVALCANTE, ANDRESSA et al, 2006, pag.36) destas. O objetivo desse trabalho é investigar a influência das visitas dos integrantes do Projeto Y, trajados de doutores-palhaços, na rotina das crianças e adolescentes internados na Pediatria do HUWC. Foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa na qual será mediada pela elaboração de uma produção artística em um papel juntamente a uma entrevista, como instrumentos de coleta dos dados. Para isso foram realizadas entrevistas com 07 participantes da pesquisa com a idade entre 07 a 16 anos, internados na pediatria do HUWC e que tiveram contato com os doutores-palhaços do Projeto Y. Como resultados, em todos os relatos houve uma resposta positiva em relação às visitas feitas, que estas contribuíam para o bem-estar dos participantes. Com a realização deste estudo, conclui-se que a atuação dos doutores palhaços na pediatria do HUWC é desejada pelas crianças e pelos jovens lá internados e contribui amenizar os desgastes do processo de internação destas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57724
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lgmelcias.pdf78,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.