Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57690
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Brasil, Aléxia Carvalho | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rebeca da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T21:49:39Z | - |
dc.date.available | 2021-04-12T21:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, R. C. O desenho no design e sua contribuição no processo criativo dos artistas gráficos: um estudo de caso dos desenhos de Joana Lira. 2020. 54 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57690 | - |
dc.description.abstract | It seems simple and evident to think drawing as an intrinsic tool to process in Design. In several methodologies developed by designers, it is possible to find drawing and one or more techniques derived from this tool as part of the Design process, either as a draft or sketch of what is desired to create or as a presentation drawing of the final product - it is understood as a project result of any Design segments - handmade or digitally. However, it is noticeable that the importance of drawing during this process is questioned, and its practice is avoided in many cases. There is as much a mass belief that drawing is a natural talent with those who practice, and that not everyone is able to perform this skill effectively, as is the use of other contemporary tools, whose technology provides greater precision or improvement of the created drawing. The growing and massive use of the computer is also a strong influence that, through the digital medium, is capable of reproducing the results that were previously possible to obtain only manually. What happens, however, among some authors of Design (POEIRAS, 2006; TAVARES, 2009) and related areas, such as arts and illustration (MASSIRONI, 1982; RODRIGUES, 2003; PIPES, 2010), is that there is a return of interest in drawing or reframing its practice beyond what appears as an image. In this sense, the present research carries out not only an analysis of how drawing is interpreted over time, but also of the types of drawing and their different denominations by authors from different segments. The analysis methodology of this research, proposed by the expansion of genetic criticism (SALLES; CARDOSO, 2007), seeks to understand how an artist's project thinking occurs during creative process, as well as aims to recognize the types of drawings present in the records of an artist. Thus, in defending the practice of drawing as an instrument of experimentation in Design, the work of contemporary designer and artist Joana Lira is present in this investigation to demonstrate the various applications of drawing explored through the multidisciplinarity of Design, revealing the powers of drawing in Design, through the artist's vast experience - in painting, illustration and scenography, for example. The production of this research is, therefore, in possibility of a broader approach to drawing to reinforce its essence as a contribution to the creative process not only in Design, but also in projects that approximate Design and graphic arts. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Processo Criativo | pt_BR |
dc.subject | Joana Lira | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | O desenho em design e sua contribuição no processo criativo dos artistas gráficos: um estudo de caso dos desenhos de Joana Lira | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Parece simples e evidente pensar no desenho como uma ferramenta intrínseca ao processo de projeto em design. Em diversas metodologias desenvolvidas por designers, é possível encontrar o desenho e uma ou mais técnicas derivadas dessa ferramenta como parte do processo de projeto, seja como rascunho ou esboço do que se deseja criar, seja como desenho de apresentação final do produto – entende-se produto como o resultado do projeto de quaisquer segmentos do design –, feito à mão ou digitalmente. Entretanto, é perceptível que a importância do desenho durante esse processo é questionada, e sua prática é evitada em muitos casos. Há tanto uma crença em massa na qual desenhar é um talento nato com quem pratica, e que nem todos são capazes de executar essa habilidade de maneira eficaz, quanto o uso de outras ferramentas contemporâneas, cuja tecnologia proporciona maior precisão ou aperfeiçoamento do desenho criado. O crescente e massivo uso do computador é também uma forte influência que, pelo meio digital, é capaz de reproduzir os resultados antes possíveis de se obter apenas manualmente. O que se constata, porém, entre alguns autores do design (POEIRAS, 2006; TAVARES, 2009) e de áreas similares, como as artes e a ilustração (MASSIRONI, 1982; RODRIGUES, 2003; PIPES, 2010), é que existe um retorno de interesse pelo desenho ou uma ressignificação de sua prática para além do que se apresenta enquanto imagem. Nesse sentido, a presente pesquisa realiza não apenas um análise de como o desenho é interpretado ao longo do tempo, como também dos tipos de desenho e suas diferentes denominações por autores de segmentos diversos. A metodologia de análise desta pesquisa, proposta pela expansão da crítica genética (SALLES; CARDOSO, 2007), busca compreender como ocorre o pensamento de projeto de um artista durante seu processo criativo, bem como objetiva reconhecer os tipos desenho presentes nos registros de um artista. Desse modo, para defender a prática do desenho como ferramenta de experimentação no design, o trabalho da designer e artista contemporânea Joana Lira está presente nesta pesquisa para demonstrar as diversas aplicações do desenho exploradas por meio da multidisciplinaridade do design, revelando as potências do desenho no design por meio da vasta experiência da artista – na pintura, na ilustração e na cenografia, por exemplo. A relevância da presente pesquisa está, portanto, na possibilidade de uma abordagem mais ampla do desenho para reforçar sua essência enquanto contribuição no processo criativo não só no design, como também em projetos que tangem o design e as artes gráficas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DESIGN - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_rcoliveira.pdf | 5,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.