Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57653
Tipo: Resumo
Título: Árvores de classificação para termorregulação ineficaz de neonatos
Autor(es): Santiago, Larysse Chrystine de Oliveira
Fróes, Nathaly Bianka de Moraes
Aquino, Wislla Ketlly Menezes de
Lopes, Marcos Venicios de Oliveira
Palavras-chave: Recém-nascidos - Saúde e higiene;Temperatura corporal - Regulação;Diagnóstico em enfermagem;Enfermagem pediátrica;Neonatologia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTIAGO, Larysse Chrystine de Oliveira; FRÓES, Nathaly Bianka de Moraes; AQUINO, Wislla Ketlly Menezes de; LOPES, Marcos Venicios de Oliveira. Árvores de classificação para termorregulação ineficaz de neonatos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O trabalho de avaliação de neonatos numa maternidade-escola permitiu o desenvolvimento de ferramentas de apoio ao diagnóstico. O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de árvores de classificação clínica de neonatos quanto à presença / ausência do diagnóstico de enfermagem Termorregulação ineficaz. Estas ferramentas foram construídas a partir da avaliação de saúde de 216 neonatos admitidos nas Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional e Unidades de Terapia Intensiva Neonatal da referida maternidade por integrantes do projeto de extensão Tecnologia para o Cuidado de Enfermagem, Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento subdividido em dados clínicos e exame físico para identificação das características definidoras de diagnóstico de enfermagem em questão. Após a identificação das características definidoras, o status diagnóstico de cada neonato foi definido com base em probabilidades posteriores obtidas a partir da análise de classe latente. Em seguida, três diferentes algoritmos computacionais (CHAID, CART e QUEST) foram utilizados para construção das árvores de classificação. A frequência das características definidoras variou entre 0,5% e 32,9%. A prevalência do diagnóstico em 43,5%. A árvores construída a partir do algoritmo CHAID incluiu quatro características definidoras. O erro de estimativa por validação cruzada foi de 14,4% e percentual de classificação correta foi de 90,3%. A árvore construída com base no método CART incluiu nove características definidoras. O erro de estimativa por validação cruzada foi de 10,2% e percentual de classificação correta foi de 92,6%. Por fim, a árvore construída com base no método QUEST incluiu seis características definidoras. O erro de estimativa por validação cruzada foi de 10,6% e percentual de classificação correta foi de 91,2%. As três árvores apresentaram desempenho satisfatório, sendo aquela obtida por método QUEST a que apresentou melhor desempenho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57653
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lcosantiago.pdf74,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.