Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57652
Title in Portuguese: Influência da palhaçoterapia sobre os acompanhantes de crianças atendidas num hospital universitário (Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437)
Author: Reis, Lais Cunha dos
Ribeiro, Kelen Gomes
Cavalcante, João Victor Macedo
Moreira, Pedro Cantal
Vasconcelos, Mayko Jonathan de Souza
Azevedo, Maria de Fatima Vitoriano de
Keywords: Palhaçoterapia
Humanização dos serviços de saúde
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: REIS, Lais Cunha dos; RIBEIRO, Kelen Gomes; CAVALCANTE, João Victor Macedo; MOREIRA, Pedro Cantal; VASCONCELOS, Mayko Jonathan de Souza; AZEVEDO, Maria de Fatima Vitoriano de. Influência da palhaçoterapia sobre os acompanhantes de crianças atendidas num hospital universitário (Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: Quando uma criança adoece, em geral, toda a família e a rede social de apoio ficam envolvidas neste processo, independente do caráter da doença, se aguda ou crônica, ou do tipo de tratamento oferecido, hospitalar ou domiciliar (ROSSI E RODRIGUES, 2007). Pensando em como minimizar esses efeitos e humanizar as relações entre os profissionais de saúde e os pacientes e acompanhantes, surgiu o Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde, um projeto de palhaçoterapia que tem em média 20 integrantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo desse trabalho é investigar a influência da palhaçoterapia na rotina dos acompanhantes de crianças internadas na pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Na perspectiva da abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada com entrevista semiestruturada com nove acompanhantes de crianças e adolescentes internadas no HUWC. Como resultado, observou-se uma avaliação positiva sobre a atuação do projeto Y. Os acompanhantes expressaram contentamento com a atuação dos palhaços no hospital, por possibilitarem a aproximação deles e das pessoas que estão acompanhando com o lúdico, propiciando descontração, mudança na rotina mais protocolar do hospital e, consequentemente, relaxamento e alívio do estresse, muito presente nos acompanhantes. A influência positiva da palhaçoterapia foi descrita com mais ênfase por aqueles que estão há mais tempo no hospital e que já tiveram toda a sua rotina modificada pela internação. Consideramos que isso ocorreu devido a um maior nível de cansaço presente naqueles que vivenciam a internação prolongada. Concluímos apontando para a importância da atuação do grupo de palhaçoterapia no HUWC com acompanhantes de pacientes internados como uma maneira de fortalecer os processos de humanização no local e nos serviços de saúde, devendo servir de referência para a implantação de outras práticas de cuidado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57652
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lcreis.pdf80,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.