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dc.contributor.authorMoraes, Kleiton de Sousa-
dc.date.accessioned2021-04-08T20:05:14Z-
dc.date.available2021-04-08T20:05:14Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMoraes, Kleiton de Sousa. Catullo da paixão cearense ou como se constrói um autor? Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. (Estudos da Pós Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57640. Acesso em:pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-88492-14-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57640-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsica popular – História e críticapt_BR
dc.subjectCompositores – Brasilpt_BR
dc.subjectCatullo da Paixão Cearensept_BR
dc.titleCatullo da paixão cearense ou como se constrói um autor?pt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho procurou analisar a obra de Catullo da Paixão Cearense a partir de dois viéses fundamentais, quais sejam, a construção de uma autoridade sobre os textos publicados sob seu nome e o constante e tenso processo de constituição e afirmação do caráter distinto de sua obra. O primeiro ponto é tanto mais importante uma vez que as publicações iniciais de Catullo destacam-se por uma tentativa de apropriação do conteúdo do texto — coletado nas ruas do Rio de Janeiro de então — sob seu nome próprio. O leitor verá que a singularidade aqui reside no fato de existir uma identificação dos textos publicados por Catullo com o que se denominava uma forma “popular” — com este termo designando, à época, muitas vezes, uma ausência de autor, aproximando-se daquilo que era entendido como parte de um possível “folclore”. Daí duas primeiras questões se colocaram: como Catullo se tornou o autor de textos identificados, a priori, como sem autor? E como se apropriou de outras tantas cuja autoria era relativamente reconhecida? A apropriação de um conteúdo a partir de uma forma, como veremos, é um aspecto importante desse primeiro questionamento, pois é sob uma forma dada a ler que se produz uma autoria.pt_BR
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