Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Anna Lúcia dos Santos Vieira e-
dc.contributor.authorMendonça, José Rondney da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-06T20:49:53Z-
dc.date.available2021-04-06T20:49:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMENDONÇA, J. R. da S. Cabeça de passarinho: a evolução dinâmica de um personagem através da apropriação da linguagem dos quadrinhos. 2020. 79 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57601-
dc.description.abstractThe comics, acting in a paradidatic way, with the objective of democratizing the approach of semiotic concepts, elaborated by Charles Peirce. The language of comics, for being composed mostly by the superposition of text and image, where one supports the understanding of the other, according to Waldomiro Vergueiro, becomes a language of easy understanding for a wide range of readers of different ages and instructive degrees. Semiotics, in turn, is a discipline that basically permeates the academic environment, through texts often difficult to understand even for those familiar with scientific language. This work aims to find a point of convergence between the two, making semiotics more accessible and easy to understand, through a language that converse with the widest possible range of readers. The project consists of a correlation between semiotics, design and comics, resulting in a set of three volumes, where two are comic books that transcend a literary narrative, subjectively addressing the concept of semiosis of Peirce's theory and the third volume consisting of a manual to support a possible reading mediator. Semiotics enters not only as a central theme of the narrative, but as a basis that gives theoretical foundation and structure to all parts of the project, from its conceptualization to its physical conception.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectQuadrinhospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleCabeça de passarinho: a evolução dinâmica de um personagem através da apropriação da linguagem dos quadrinhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorBrasil, Aléxia Carvalho-
dc.description.abstract-ptbrOs quadrinhos, atuando de forma paradidática, com o objetivo de democratizar a abordagem de conceitos semióticos, elaborados por Charles Peirce. A linguagem dos quadrinhos, por ser composta em sua maioria pela sobreposição de texto e imagem, onde um apoia a compreensão do outro, segundo Waldomiro Vergueiro, torna-se uma linguagem de fácil compreensão para uma vasta gama de leitores de diferentes idades e graus instrutivos. Por sua vez a semiótica é uma disciplina que permeia basicamente o meio acadêmico, através de textos muitas vezes de difícil compreensão até para quem é familiarizado com a linguagem científica. Este trabalho se propõe a encontrar um ponto de confluência entre os dois, tornando a semiótica mais acessível e de fácil entendimento, através de uma linguagem que converse com a maior variação de leitores possível. O projeto consiste numa correlação entre semiótica, design e quadrinhos, resultando em um conjunto de três volumes, onde dois são revistas em quadrinhos que transcorrem uma narrativa literária, abordando subjetivamente os conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade da teoria de Peirce e o terceiro volume consistindo em um manual de apoio a um possível mediador de leitura. A semiótica entra não apenas como tema central da narrativa, mas como base que dá fundamentação teórica e estrutura para todas as partes do projeto, desde sua conceituação até sua concepção física.pt_BR
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_jrsmendonça.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.