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Tipo: Resumo
Título: Desenvolvimento de um jogo no programa Flexsim para ensino de conceitos de Lean Manufacturing. (Modelagem e simulação de sistemas de produção e operações utilizando o software Flexsim - CT.2015.PJ.0230)
Autor(es): Freitas, Lydia Barbosa
Moreira, Bruno Mourão de Lavôr
Garcia, Laíza Sousa
Braga, Lucas de Almeida
Pontes, Heraclito Lopes Jaguaribe
Palavras-chave: Jogos educativos;Aprendizagem ativa;Produção enxuta;Programação (Computadores);Flexsim (Programa de computador)
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FREITAS, Lydia Barbosa; MOREIRA, Bruno Mourão de Lavôr; GARCIA, Laíza Sousa; BRAGA, Lucas de Almeida; PONTES, Heraclito Lopes Jaguaribe. Desenvolvimento de um jogo no programa Flexsim para ensino de conceitos de Lean Manufacturing. (Modelagem e simulação de sistemas de produção e operações utilizando o software Flexsim - CT.2015.PJ.0230). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O sistema de ensino no Brasil é caracterizado pela postura passiva do aluno em relação ao professor e pela pouca análise de situações práticas. Dessa forma, os estudantes, por vezes, se mostram desmotivados. Além disso, a deficiência na execução de atividades práticas pode dificultar a fixação dos conteúdos. Assim, baseado nos conceitos de Lean Manufacturing, um sistema de produção com o foco na eliminação dos desperdícios no processo fabril, foi desenvolvido um jogo no software de simulação Flexsim, a fim de trazer uma maneira prática e diferenciada para o aprendizado dos conceitos dessa filosofia de gestão. O projeto foi desenvolvido no Observatório Tecnológico da Universidade Federal do Ceará tendo como público alvo os estudantes de Engenharia de Produção e outras pessoas que tiverem interesse na aprendizagem deste importante conceito frequentemente utilizado nas empresas até hoje. O projeto se divide em três partes: A primeira parte foi a revisão bibliográfica (artigos científicos e livros) na área de Lean, jogos para ensino de produção e simulação discreta. A segunda parte foi aprofundar o conhecimento na programação C++ e no software Flexsim. A terceira parte foi o desenvolvimento da dinâmica do jogo e a modelagem do sistema em laboratório utilizando o software Flexsim. O resultado obtido foi um modelo de jogo multiplayer que conta com eventos aleatórios para representar um cenário de manufatura real, onde o jogador compete com outros para atingir um maior desempenho no processo produtivo representado, através da elaboração de estratégias. No momento, o jogo esta sendo aplicado numa disciplina optativa na área de simulação de sistema produtivos do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57596
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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