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dc.contributor.advisorFreitas, Silvia Helena Belmino-
dc.contributor.authorRebouças, Aline Baima-
dc.date.accessioned2021-04-06T14:55:58Z-
dc.date.available2021-04-06T14:55:58Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationREBOUÇAS, Aline Baima. As representações midiáticas dos/as estudantes africanos/as nos jornais O Povo e Diário do Nordeste, de 2010 a 2018. 2020. 307 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57585-
dc.description.abstractThis research aims to identify and analyze the media representations of African students in the newspapers with the largest circulation in Ceará, O Povo and Diário do Nordeste, from 2010 to 2018. The analysis is based on articles published by newspapers from 2010, a period that goes back to the creation of the University of Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB), which is a milestone for African migrations in Ceará. We work with perspectives of analysis that seek to question coloniality, as well as with Critical Social Theory and Cultural Studies in addressing issues about media, migrations, racism and representations, with reference to authors such as Sodré (2007), Ramos (2002), Hall (1996;2016), Quijano (2000), Kellner (2001). The research corpus is composed by 82 articles, 44 from DN and 38 from O Povo Newspaper, obtained by searching the internal databases of both newspapers. After categorization (BARDIN, 1977), and with the conceptual and methodological contribution of the Critical Discourse Analysis (VAN DIJK, 1983; 1993; 2002), we problematize the similarities and differences in the representations produced and re(produced) about these subjects in these newspapers. In addition, the research identified relationships between discursive structures and the cultural, ideological and political dimensions of racism in the contents produced and disseminated by the selected newspapers, as well as the elements that compose the discourses that favor the (re)production and maintenance of economic, social, political and symbolic domination of hegemonic groups. We concluded that the discourses of the analyzed newspapers produced representations, most of the time positive in relation to "We", Brazilians and Ceará citizens, and negative in relation to "They", the African migrants/students. This situation, however, is reversed in special subjects and series that are predominantly based on the conception of migrants as subjects of rights and agents of transformation of their realities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMigraçõespt_BR
dc.subjectEstudantes africanospt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRepresentações midiáticaspt_BR
dc.titleAs representações midiáticas dos/as estudantes africanos/as nos jornais O Povo e Diário do Nordeste, de 2010 a 2018pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSilva, Vera Regina Rodrigues da-
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem o objetivo de identificar e analisar as representações midiáticas dos e das estudantes africanos/as nos jornais impressos de maior circulação no Ceará, O Povo e Diário do Nordeste, no período de 2010 a 2018. A análise se volta às matérias publicadas pelos jornais, a partir de 2010, período que remete à data da criação da Universidade de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que configura um marco para as migrações africanas no Ceará. Trabalhamos com perspectivas de análise que buscam questionar a colonialidade, bem como com a Teoria Social Crítica e com os Estudos Culturais na abordagem de questões sobre mídia, migrações, racismo e representações, com referência em autores/as como Sodré (2007), Ramos (2002), Hall (1996;2016), Quijano (2000), Kellner (2001). O corpus da pesquisa é composto por 82 matérias, 44 do DN e 38 do Jornal O Povo, obtidas por meio de busca nos bancos de dados internos dos dois jornais. Após categorização (BARDIN, 1977), e com o aporte conceitual e metodológico da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 1983; 1993; 2002), problematizamos as semelhanças e diferenças nas representações produzidas e re(produzidas) sobre esses sujeitos nesses jornais. Além disso, a pesquisa identificou relações entre as estruturas discursivas e as dimensões culturais, ideológicas e políticas do racismo nos conteúdos produzidos e difundidos pelos jornais selecionados, bem como se ocupou dos elementos que compõem os discursos que favorecem a (re)produção e manutenção da dominação econômico, social, política e simbólica dos grupos hegemônicos. Concluímos que os discursos dos jornais analisados produziram representações, na maioria das vezes, positivas em relação ao “Nós”, brasileiros e cearenses, e negativadas “Deles/as”, os/as migrantes/estudantes africanos/as. Essa situação, contudo, inverte-se em matérias e séries especiais que se pautam predominantemente na concepção dos/as migrantes como sujeitos de direitos e agentes de transformação das suas realidades.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta investigación tiene como objetivo identificar y analizar las representaciones de los estudiantes africanos en los principales periódicos impresos en Ceará, O Povo y Diário do Nordeste, de 2010 a 2018. El análisis se centra en los artículos publicados por periódicos, a partir de 2010, un período que se refiere a la fecha de creación de la Universidad para la Integración de la Lusofonía Afrobrasileña (UNILAB), que establece un punto de referencia para las migraciones africanas en Ceará. Trabajamos con perspectivas de análisis que cuestionan la colonialidad, con la Teoría social crítica y con los estudios culturales para abordar preguntas sobre medios, migraciones, racismo y representaciones, con referencia a autores como Sodré (2007), Ramos (2002) , Hall (1996; 2016), Quijano (2000), Kellner (2001). El corpus de investigación consta de 82 artículos, 44 de DN y 38 de Jornal O Povo, obtenidos mediante la búsqueda en las bases de datos internas de ambos periódicos. Después de la categorización (BARDIN, 1977), y con la contribución conceptual y metodológica del Análisis Crítico del Discurso (VAN DIJK, 1983; 1993; 2002), problematizamos las similitudes y diferencias en las representaciones producidas y reproducidas sobre estos temas en estos periódicos. Además, la investigación identificó las relaciones entre las estructuras discursivas y las dimensiones culturales, ideológicas y políticas del racismo en el contenido producido y difundido por los periódicos seleccionados, y también trató los elementos que conforman los discursos que favorecen la (re)producción y mantenimiento de la Dominación económica, social, política y simbólica de los grupos hegemónicos. Concluimos que los discursos de los periódicos analizados produjeron representaciones, la mayoría de las veces, positivas en relación con "Nosotros", brasileños y cearenses, y negativas "de ellos", los inmigrantes / estudiantes africanos. Sin embargo, esta situación se invierte en artículos y series especiales que se basan predominantemente en la concepción de los migrantes como sujetos de derechos y agentes de transformación de sus realidades.pt_BR
dc.title.enThe media representations of African students in the newspapers O Povo and Diário do Nordeste, from 2010 to 2018pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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