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Tipo: Tese
Título: Lideranças Pitaguary de Monguba: estratégias do bem viver e de compromisso ético-político
Título em inglês: Pitaguary leadership in Monguba: good living strategies and of ethical-political commitment
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Orientador: Bomfim, Zulmira Áurea Cruz
Palavras-chave: Índios Pitaguary;Afeto (Psicologia);Bem-estar;Psicologia - Aspectos morais e éticos
Data do documento: 2019
Citação: FEITOSA, Maria Zelfa de Souza. Lideranças Pitaguary de Monguba: estratégias do bem viver e de compromisso ético-político. Orientadora: Zulmira Áurea Cruz Bomfim. 2019. 231 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Os povos indígenas, no Brasil, enfrentam ainda hoje as consequências do violento processo de colonização que tomou suas terras originárias, negou suas identidades e violou seus direitos e de um projeto de colonialidade ainda em curso. Apesar da declaração de que no Ceará não existiriam indígenas desde o século XIX, as etnias cearenses sobreviveram e engendraram o processo de etnogênese, principalmente a partir da década de 1980. Considerando-se o compromisso ético-político da Psicologia diante desse quadro e sua necessidade de se reformular, rompendo com o modelo elitizado e de pouca abrangência com o qual tradicionalmente atuou, esta pesquisa assume como postura teórica as epistemologias do Sul, representadas, entre outras, na Psicologia Social de base Histórico-Cultural e Psicologia Ambiental. Investigações nessas áreas vêm sendo desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental (Locus-UFC). O estudo objetiva compreender os afetos implicados nas vivências de lideranças indígenas, relacionados à proposta do bem viver. Metodologicamente, a pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizando-se como etnográfica, tem por métodos de coleta de dados o diário de campo e a história de vida, e por método de análise dos dados a Análise de Conteúdo Temática, com o auxílio do software Atlas.ti e análise complementar pelo software Iramuteq. Os resultados da pesquisa implicam o próprio processo de construção do pesquisador e do campo-tema, em um movimento sócio-histórico dialético, em que se expressam as concepções das lideranças sobre o ser indígena como implicação com a cultura, a ancestralidade e o compromisso com as futuras gerações, o que impulsiona para a luta em defesa da vida e da Mãe-Terra. Nesse processo, os afetos despotencializadores da ação das lideranças relacionam-se aos conflitos internos e externos, falta de reconhecimento e apoio e fragilização dos laços entre iguais e com os lugares. A ação e a permanência na luta Pitaguary relacionam-se à alegria, originada do reconhecimento dos ganhos de sua ação, momentos festivos, de rituais e de “com-vivências”, os quais também aparecem como estratégias de bem viver, juntamente à relação profunda com a natureza, a criação de espaços de diálogo e fortalecimento da luta indígena. Consideramos a urgência de práticas que impeçam as diversas violências contra os povos originários; de pensarmos estratégias coletivas que contribuam ao cuidado à Casa Comum; assim como possibilidades de encontros interculturais respeitosos, que viabilizem a “com-vivência” das possibilidades diversas do existir.
Abstract: Indigenous peoples in Brazil still face the consequences of the violent process of colonization that took over their original lands, denied their identities and violated their rights and an ongoing coloniality project. Despite the declaration that in Ceará there were no indigenous people since the nineteenth century, the Ceará ethnic groups survived and engendered the process of ethnogenesis, especially from the 1980s. Considering Psychology's ethical-political commitment to this situation and its need to reformulate itself, breaking with the elitized model and with little scope with which it has traditionally acted, this research takes as its theoretical posture the Southern epistemologies, represented, among others, in the HistoricalCultural Social Psychology and Environmental Psychology. The Environmental Psychology Research Laboratory (Locus-UFC) is developing investigations in these areas. The study aims to understand the affects involved in the experiences of indigenous leaders, related to the proposal of good living. Methodologically, the research is qualitative, characterized as ethnographic, and has data collection methods the field diary and life history, and data analysis method thematic content analysis, with the aid of software Atlas.ti and complementary analysis by Iramuteq software. The results of the research imply the very process of construction of the researcher and the theme field, in a dialectical socio-historical movement, in which the conceptions of the leaders about the indigenous being are expressed as implication with culture, ancestry and commitment to future generations, which drives the struggle in defense of life and Mother Earth. In this process, the depotentializing affects of leadership action relate to internal and external conflicts, lack of recognition and support, and weakening of ties between equals and places. Action and permanence in the Pitaguary fight are related to joy, originated from the recognition of the gains of its action, festive moments, rituals and “co-living”, which also appear as strategies of good living, together with the deep relationship with nature, the creation of spaces for dialogue and the strengthening of indigenous struggle. We consider the urgency of practices that prevent the various violence against the original peoples; to think collective strategies that contribute to the care of the Common House; as well as possibilities for respectful intercultural encounters, which enable the “co-living” of the diverse possibilities of existing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57582
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