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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação da aplicação de temas relativos a políticas afirmativas em cursos superiores de ciências exatas
Título(s) alternativo(s): Evaluación de la aplicación de temas relacionados con las políticas afirmativas en cursos superiores de ciencias exactas
Título em inglês: Evaluation of the application of topics related to affirmative policies in higher courses of exact sciences
Autor(es): Catanozi, Eduardo César
Santos, Alinson Amarildo
Palavras-chave: Educação étnico-racial;Direitos humanos;Educação ambiental;Ensino superior
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Educação em Debate
Citação: CATANOZI, Eduardo César; SANTOS, Alinson Amarildo dos. Avaliação da aplicação de temas relativos a políticas afirmativas em cursos superiores de ciências exatas. Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 54-66, set./dez. 2020.
Resumo: Este artigo trata da avaliação e análise da aplicação das leis que determinam que Instituições de Ensino Superior contemplem, em seu currículo, Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; Educação Ambiental; Educação em Direitos Humanos, sobretudo a Resolução n.º 1, de 30 de maio de 2012, as leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008, o Parecer CNE/CP n.º 3/2004, que fundamenta a Resolução CNE/CP n.º 1, de 17 de junho de 2004, e o Decreto n.º 4.281, de 25 de junho de 2002, que regulamenta a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999. Objetiva identificar a articulação entre a legislação e o atual Instrumento de Avaliação de Cursos Superiores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), bem como a inserção desse tipo de conteúdo em questões (itens) da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Ademais, dedica-se à verificação, por meio de questionários de opinião, da percepção de alunos da área de ciências exatas sobre a importância dos estudos de questões atinentes à preservação do meio ambiente e ao combate às desigualdades socioculturais em sua formação acadêmica. Espera-se valorizar e divulgar práticas exitosas e verificar possíveis entraves a serem vencidos na aplicação da legislação, a fim de que se minimizem desigualdades e se promova a diversidade étnico-racial, a pluralidade sociocultural e o respeito ao meio ambiente.
Abstract: This article refers to the evaluation and analysis of the application of laws that determine that higher education institutions include, in their curriculum, the Education of Ethnic-Racial Relations and Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture; Environmental Education; and Human Rights Education, especially in Resolution n.º 1 of May 30, 2012, of Laws n.º 10.639/2003 and n.º 11.645/2008 and CNE/CP Opinion n.º 3/2004, that underlies CNE/CP Resolution n.º 1 of June 17, 2004, and Decree n.º 4.281 of June 25, 2002, regulating Law n.º 9.795 of April 27, 1999. It aims to observe the articulation between the legislation and the current Inep Higher Education Course Assessment Instrument, as well as the insertion of this type of content in questions (items) of the ENADE test. Moreover, it is dedicated to the verification, through opinion questionnaires, the perception of students in the area of exact sciences about the importance of studies of issues related to the preservation of the environment and the fight against sociocultural inequalities in their academic education. It is expected to value and disseminate successful practices and verify possible obstacles to be overcome in the application of legislation, in order to minimize inequalities and promote ethnic-racial diversity, sociocultural plurality and respect for the environment.
Resumen: Este artículo aborda la evaluación y el análisis de la aplicación de las leyes que determinan que las instituciones de educación superior incluyan, en su plan de estudios, la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales e Historia y Cultura Afrobrasileña e Indígena; Educación ambiental; y educación en derechos humanos, especialmente en la Resolución nº 1, de 30 de mayo de 2012, en las Leyes nº 10.639/2003 y n° 11.645/2008 y del Parecer CNE/CP nº 3/2004, que fundamenta la Resolución CNE/CP n.º 1, de 17 de junio de 2004, y el Decreto nº 4.281, de 25 de junio de 2002, que reglamenta la Ley nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Su objetivo es observar la articulación entre la legislación y el actual Instrumento de Evaluación de Educación Superior del INEP, así como la inserción de este tipo de contenido en las preguntas de la prueba ENADE. Además, se dedica a verificar, a través de cuestionarios de opinión, la percepción de los estudiantes en el área de las ciencias exactas sobre la importancia de estudiar temas relacionados con la preservación del medio ambiente y la lucha contra las desigualdades socioculturales en su formación académica. Se espera valorar y difundir prácticas exitosas y verificar los posibles obstáculos a superar en la aplicación de la legislación, a fin de minimizar las desigualdades y promover la diversidad étnico-racial, la pluralidad sociocultural y el respeto por el medio ambiente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57565
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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