Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Lucas Adriano Rodrigues-
dc.contributor.authorPereira, Erick Marcio de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva Filho, Wellington Ferreira da-
dc.date.accessioned2021-03-31T20:09:25Z-
dc.date.available2021-03-31T20:09:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBRITO, Lucas Adriano Rodrigues; PEREIRA, Erick Marcio de Oliveira; SILVA FILHO, Wellington Ferreira da. Conhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57560-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeologia - Exposiçõespt_BR
dc.subjectPaleontologia - Exposiçõespt_BR
dc.subjectNotícias científicaspt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleConhecimento de alunos de uma escola pública sobre geologia e paleontologia: desafios para a popularização científica e profissionalpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conhecimento geológico ainda é, de modo geral, pouco difundido na sociedade. Esta hipótese pode ser confirmada através de levantamento realizado durante uma exposição itinerante montada em uma escola de ensino público através do projeto de extensão “Terra Em Movimento: Exposições Itinerantes Como Meio de Divulgação da Geologia” (Departamento de Geologia/Pró-Reitoria de Extensão-UFC). A exposição foi realizada na Escola de Ensino Fundamental e Médio José Waldemar de Alcântara e Silva, em Salitre, no dia 26 de abril de 2016. O levantamento foi realizado através de questionário que abordou o nível de conhecimento prévio sobre 15 tópicos de Geologia e Paleontologia e foi aplicado a 65 respondentes. Dos entrevistados, todos eram estudantes secundaristas, sendo estes o público alvo do projeto. As respostas foram estruturadas em escala intervalar de 1 a 5, sendo os dois extremos, onde 1 correspondia a nenhum conhecimento sobre assunto e 5 correspondia a muito conhecimento. Uma visão geral dos resultados mostra que os respondentes têm o nível de conhecimento prévio de Geologia (Geral + Aplicada) estatisticamente situado entre pouco (2) e mediano (3), com média de 2,33. As percepções prévias para Paleontologia também se situam nesse intervalo, com média ligeiramente superior de 2,55. Os resultados indicam a necessidade de mais esforços de popularização da Geologia junto ao público leigo em geral, especialmente entre alunos de ensino médio, fornecendo não apenas informações úteis na escolha de uma carreira profissional como também conhecimentos básicos de relevância sobre a ciência e a aplicação do curso.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_larbrito.pdf76,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.