Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57507
Tipo: Resumo
Título: Educação e promoção à saúde com enfoque em parasitoses intestinais em uma unidade pública de ensino da cidade de Fortaleza, Ceará: determinação do perfil epidemiológico
Autor(es): Sampaio, Khryslandia Karine Moura
Albuquerque, Isabelle Magalhães
Lopes, Jessica Barros Arrais Cruz
Fernandes, Carol Anne da Silva
Araújo, Luana dos Santos
Melo, Ana Carolina Fonseca Lindoso
Palavras-chave: Intestinos - Parasitos - Prevenção;Crianças - Saúde e higiene;Educação em saúde;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SAMPAIO, Khryslandia Karine Moura; ALBUQUERQUE, Isabelle Magalhães; LOPES, Jessica Barros Arrais Cruz; FERNANDES, Carol Anne da Silva; ARAÚJO, Luana dos Santos; MELO, Ana Carolina Fonseca Lindoso. Educação e promoção à saúde com enfoque em parasitoses intestinais em uma unidade pública de ensino da cidade de Fortaleza, Ceará: determinação do perfil epidemiológico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Uma questão de saúde pública nos países em desenvolvimento são as parasitoses intestinais cuja contaminação pode ocorrer de diversas formas, entre as mais comuns a transmissão oral-fecal e a ingestão de alimentos contaminados por ovos, oocistos ou cistos de parasitas. Os danos que eles podem causar a seus portadores incluem obstrução intestinal, desnutrição, anemia e quadros de diarreia, sendo as manifestações clínicas usualmente proporcionais à carga parasitária do indivíduo. A criança que frequenta uma creche tem maior probabilidade de adquirir e desenvolver infecções, sendo que diarreias e gastroenterites são consideradas um importante problema de saúde nas mesmas. Desse modo, é necessário identificar, tratar e preveni-las, a fim de evitar a formação de novas áreas endêmicas. As medidas utilizadas para controle dessas doenças contribuem na redução dos gastos anuais com tratamentos. Este projeto teve como objetivo a realização da análise parasitológica em crianças, realizando intervenções a fim de promover ações de educação em saúde. Na fase preliminar, foi realizado o desenho do perfil epidemiológico da população atendida pelo projeto com a utilização de um questionário que permitiu sabermos que 14,3% das famílias não tem acesso à água tratada para fins domésticos; 10% ainda eliminam suas fezes em fossas; 18,8% não lavam as mãos após ir ao banheiro; 16,7% dos responsáveis assumiu não existir o hábito de andar calçado dentro de casa. Já no que diz respeito à utilização de antiparasitários pelos responsáveis nos últimos seis meses o índice foi de 40%, enquanto que nas crianças foi de 46,9%. Os resultados sugerem que o perfil da população tem fatores de risco que facilitam a ocorrência de enteroparasitoses. Logo, faz-se necessário a implementação de medidas a fim de diminuir os riscos a comunidade. (PROJETO-FM.2016.PJ.089)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57507
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_kkmsampaio.pdf77,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.