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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.contributor.authorOliveira, Beatriz Passos Theophilo Gaspar de-
dc.date.accessioned2013-09-05T19:27:25Z-
dc.date.available2013-09-05T19:27:25Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Beatriz Passos Theophilo Gaspar de. Simulações de fusões no mercado brasileiro de refrigerantes - uma análise de 1991-2009. 2010. 53f. Dissertação (mestrado profissional)- Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Fortaleza, CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5749-
dc.description.abstractThis work has as general objective identifying rivalry characteristics among the main firms of the brazilian soft drinks market, those firms are Coca-Cola Co, AmBev – American Beverages and “tubaínas”, products that make the competitive fringe of this industry. Therefore, this research points out the market competitive features through a historical analysis of the period from 1991 to 2009, it also exposes a short literature revision about Fusion and Acquisition concepts, and it shows and uses PCAIDS (Proportionately Calibrated Almost Ideal Demand System) model as a tool of fusion simulation between firms, facing an concentration act assumption. This research suggests that “tubaínas” seems to be closer substitutes to Coca-Cola Co brands, than to AmBev products, pointing out a greater rivalry with the first firm than with the second one.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMercado de Refrigerantespt_BR
dc.titleSimulções de fusões no mercado brasileiro de refrigerantes - uma análise 1991 - 2009pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo geral identificar as características de rivalidade entre as principais firmas que compõem o mercado brasileiro de refrigerantes, sendo estas, Coca-Cola Company, AmBev – Companhia de Bebidas das Américas e as Tubaínas, produtos que formam a espessa franja concorrencial desta indústria. Para tanto, aponta as características concorrenciais do mercado através de uma análise histórica dos períodos de 1991 – 2009, expõe uma breve revisão da literatura quanto aos conceitos de Fusão e Aquisição, apresenta e utiliza o modelo PCAIDS (Proportionately Calibrated Almost Ideal Demand System), como ferramenta de simulação de fusão entre firmas, diante de um suposto ato de concentração. A pesquisa sugere que as Tubaínas aparentam ser substitutas mais próximas às marcas da Coca-Cola Company que às da AmBev, indicando maior rivalidade com a primeira que com a segunda.pt_BR
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