Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57484
Tipo: Resumo
Título: Prevenção de parasitoses através de ações de educação em saúde (Ações de educação em saúde na prevenção de parasitoses intestinais em crianças, PREX FF.2012.PJ.0392)
Autor(es): Araujo, Kaio Cesar de Sousa
Uchôa, Cintia Magalhães
Ximenes, Meiriane Lopes
Martins, Amanda Barroso de Oliveira
Alves, Renata de Sousa
Palavras-chave: Intestinos - Parasitos;Infecções urinárias;Crianças - Saúde e higiene;Educação em saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Kaio Cesar de Sousa; UCHÔA, Cintia Magalhães; XIMENES, Meiriane Lopes; MARTINS, Amanda Barroso de Oliveira; ALVES, Renata de Sousa. Prevenção de parasitoses através de ações de educação em saúde (Ações de educação em saúde na prevenção de parasitoses intestinais em crianças, PREX FF.2012.PJ.0392). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A urina é uma das principais vias de excreção do organismo e o exame dela pode oferecer informações importantes sobre o estado fisiológico do organismo, sobre a presença e a evolução de muitas doenças sistêmicas, sobre a avaliação de certos tratamentos e sobre o estado funcional dos rins. As infecções parasitárias constituem um grave problema de Saúde Pública nos países em desenvolvimento e apresentam-se fortemente associadas às más condições sanitárias e socioeconômicas. As crianças representam o grupo mais vulnerável. Diante disto, o projeto tem como objetivo identificar as patologias através de ações educativas em crianças de 4 a 6 anos realizados na Creche Crescer com Dignidade no São João do Tauape. As atividades educativas consistiam em teatros, palestras interativas, aulas sobre vários assuntos relacionados a prevenção de parasitoses, sempre com aplicação de pós-teste, para verificar se houve aprendizado. Para a realização dos exames, os pais foram abordados e informados sobre a finalidade do projeto. Esta etapa foi a que tivemos mais dificuldades pois a maioria dos pais não tinham interesse na realização dos exames. Aos que aceitaram, assinavam o termo de consentimento livre e esclarecido e preenchiam o formulário com perguntas que norteariam a causa em caso de resultados positivos. As amostras foram analisadas pelo Laboratório de Análises Clínicas da UFC e entregues aos pais. Caso o resultado fosse positivo, os pais eram aconselhados a levar os filhos ao médico, onde era iniciado o tratamento com a medicação adequada. Até o momento foram realizados 18 exames de urina e 18 de fezes e foram encontradas alterações significativas em 25% das amostras de fezes, os pais das crianças foram orientados a procurar o posto de saúde e fazer o tratamento adequado e realizar os exames após o fim do tratamento. Concluímos que apesar da falta de interesse dos pais o índice de infecções urinárias nestas crianças é baixo, mas o índice de parasitoses intestinais é alto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57484
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_kcsaraujo.pdf76,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.