Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57475
Tipo: | Resumo |
Título: | Aquarismo como ferramenta didática sobre meio ambiente para escolas privadas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178) |
Autor(es): | Costa, Kayo Cesar de Oliveira Lima, Laura Andressa dos Santos Gonçalves, Ida Kerla Tavares Araújo, Leonardo Gomes Lima, Antônia Gabriela da Silva Cesar, Jose Renato de Oliveira |
Palavras-chave: | Aquarismo;Aquariologia;Educação ambiental;Estratégias de aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; ARAÚJO, Leonardo Gomes; LIMA, Antônia Gabriela da Silva; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Aquarismo como ferramenta didática sobre meio ambiente para escolas privadas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O aquarismo é um ramo da aquicultura ornamental que tem recebido grande visibilidade ao longo dos anos, e é praticado para fins de diversão, trabalho e pesquisa. Tendo em vista a falta de suporte de muitas escolas na educação ambiental e a disparidade de conhecimento sobre o assunto entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o presente trabalho teve como objetivo utilizar o aquarismo como ferramenta pedagógica para transmitir noções sobre preservação ambiental, bem como auxiliar as metodologias escolares na educação de crianças em relação ao meio ambiente. Este projeto possibilita um conhecimento sobre a vida aquática, através de atividades que promovem a conscientização e o respeito para com o meio ambiente, e estimulam a autonomia e proatividade das crianças, além de despertar o interesse pelo hobby do aquarismo. Inicialmente foram aplicados questionários padrão a alunos e professores e posteriormente foram feitas atividades expositivas (palestras, vídeos e exposição de animais vivos) e foram montados aquários permanentes nas escolas selecionadas. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas privadas. Durante as visitas observou-se grande empatia e interesse dos alunos e professores pelas atividades realizadas e pelos temas abordados. Estão programados ainda, como parte do projeto, algumas atividades em sala de aula, uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e para finalizar, será aplicado um questionário, para que sejam feitas comparações entre o nível de conhecimento antes e após a realização deste projeto. Os resultados preliminares demonstram que o uso do aquarismo como ferramenta de educação ambiental teve aceitação positiva e gerou grande interesse entre alunos e professores das escolas selecionadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57475 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_kcocosta.pdf | 75,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.