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dc.contributor.authorVale, Samila Bernardi do-
dc.contributor.authorSouza, Claudinei de-
dc.contributor.authorAlves, Heloisa Rosa-
dc.contributor.authorVansan, Gabriela-
dc.date.accessioned2021-03-24T10:49:34Z-
dc.date.available2021-03-24T10:49:34Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVALE, Samila Bernardi do; SOUZA, Claudinei de; ALVES, Heloisa Rosa; VANSAN, Gabriela. A questão étnico-racial na escola: uma reflexão sobre a formação de professores através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 38-53, set./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57466-
dc.description.abstractThis paper is the result of a scholarship holders’ experience financed by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) through a Pedagogical Project developed by the Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). The theme shows the participants’ concerns after the realization of the Project, entitled “Knowing and Valuing African Culture in Brazil”, with students from the 1st grade of a Public Elementary School. The research emphasizes some reflections on the challenges that are present in teaching approaches related to Ethnic-Racial Relationships, covering subjects such as: 1) Structural Racism in Brazil; 2) Historic Struggle of Black Movements against Racism and in favor of Educational Policies; 3) Social Achievements based on Brazilian laws 10.639/03 and 11.645/08 and the impasses in their implementations; as well as 4) the Questions and Possibilities of Teaching Practices on the Ethnic-Racial Subject; 5) the Demand for Teacher Training Programs which really base and guide these Practices; and finally, 6) the Defiance and Potentiality found during the Experience with PIBID. Therefore, the main purposes of this analysis are to highlight and report the scholarship holders’ performance in the Project, as well as to endorse the debate on Teacher Training and Anti-Racism Education. It takes as a basis the Reports produced in the aforementioned period, the Material developed for the Project and the Official Documents which guide the Ethnic-Racial Education, in addition to books, articles related to themes such as Racism, Ethnic-Racial Relations at School as well as to Teacher Training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleA questão étnico-racial na escola: uma reflexão sobre a formação de professores através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)pt_BR
dc.title.alternativeEl tema étnico- racial en la escuela: una reflexión sobre la formación de profesores a través del Programa Institucional de Becas de Iniciación a La Docencia (PIBID)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é fruto da experiência de bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do subprojeto de pedagogia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). O tema é resultado de in quietações dos participantes a partir da realização do projeto Conhecendo e valorizando a cultura africana no Brasil, com alunos(as) do 1.º ano do ensino funda mental de uma escola pública. É central, neste trabalho, a reflexão acerca dos desafios presentes na prática docente com relação à abordagem da educação das/ para as relações étnico-raciais, perpassando temas como o racismo estrutural no Brasil, a luta histórica do movimento negro contra o racismo e a favor de políticas educacionais, a conquista social a partir das leis n.º 10.639/2003 e n.º 11.645/2008 e os impasses na sua concretização. Busca-se salientar também os desafios e possibilidades da prática docente em torno da temática, a necessidade de uma formação de professores que fundamente e oriente, de fato, as práticas docentes e, por fim, os desafios e as possibilidades que se vislumbram a partir da experiência junto ao PIBID. O objetivo é o de evidenciar e relatar a atuação dos(as) bolsistas de pedagogia na realização do projeto, bem como endossar reflexão sobre a formação docente e a educação antirracista. Tomam-se como base os relatórios produzidos no período supracitado, o material de desenvolvimento do projeto e os documentos oficiais de diretrizes para educação das/para as relações étnico-raciais, além de livros e artigos relacionados ao tema do racismo, às relações étnico-raciais na escola e à formação de professores.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo es el resultado de la experiencia de los becarios participantes del Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID), a través del subproyecto de pedagogía de la Universidad de Ribeirão Preto (UNAERP). El tema es el resultado de las inquietudes de los participantes luego de la realización del proyecto “Conociendo y Valorando la Cultura Africana en Brasil”, con estudiantes del primer año de primaria en una escuela pública. Es central, en este trabajo, reflexionar sobre los desafíos presentes en la práctica docente en relación al enfoque de la educación de / para las relaciones étnico-raciales, cubriendo temas como: el racismo estructural en Brasil, la lucha histórica del movimiento negro contra el racismo y a favor de las políticas educativas, la conquista social basada en las leyes 10.639 / 03 y 11.645 / 08 y los estancamientos en su implementación. También busca resaltar los desafíos y posibilidades de la práctica docente en torno a la temática, la necesidad de formación docente que oriente fundamentalmente y, de hecho, las prácticas docentes y, finalmente, los desafíos y posibilidades que se derivan de experiencia con PIBID. El objetivo es destacar e informar sobre el desempeño de los becarios de la pedagogía en la realización del proyecto, así como respaldar la reflexión sobre la formación docente y la educación antirracista. Se toma como base los informes producidos en el período mencionado, el material de desarrollo del proyecto y los documentos oficiales de lineamientos para la educación de / para las relaciones étnico-raciales, además de libros y artículos relacionados con el tema del racismo, en la escuela y la formación de docentes.pt_BR
dc.title.enThe ethnic- racial issue in school: a reflection on teacher training through Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID)pt_BR
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