Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460
Tipo: Resumo
Título: Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC
Autor(es): Alencar, João Victor Furtado Peixoto de
Nepomuceno, Raul Carneiro
Palavras-chave: Acesso à Educação Superior;Universidades e faculdades - Vestibular;Democratização da educação;Educação - Aspectos sociais
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ALENCAR, João Victor Furtado Peixoto de; NEPOMUCENO, Raul Carneiro. Aprovações em vestibulares por ex-alunos do Curso Pré-Vestibular Professor Paulo Freire, projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito – UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire é um projeto de ensino e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC, tendo por um de seus objetivos levar educação de qualidade para alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas, sendo um meio facilitador de ingresso dos pré-vestibulandos para Universidades e Faculdades de todo o país. Em 16 anos de existência, o curso já aprovou centenas de estudantes em diversos Vestibulares, com foco no ENEM (SISU), UECE, PROUNI e FIES. O presente trabalho visa apresentar alguns dados de aprovações e acompanhamento de alguns estudantes que lograram êxito, principalmente, nos Vestibulares do último triênio (2013-2015). Foram entrevistados 22 alunos (8 homens e 14 mulheres) entre todos os aprovados no referido período, ocasião em que podem-se destacar as aprovações em Medicina (UFC), Direito (UFC), Letras (Português e Inglês - UFC), Química (UFC), Economia (UFC), Medicina Veterinária (UECE), Serviço Social (UECE), Matemática (UECE) e Geografia (UFRN). Os alunos foram indagados, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez), a respeito da importância do Curso Paulo Freire para a aprovação, sendo que 68,18% atribuíram importância máxima. 95,45% dos entrevistados atribuíram, no mínimo, importância 8 (oito). Todos justificaram a nota atribuída, sendo os maiores elogios dados ao modelo de treinamento intensivo de redações e a oportunidade oferecida a muitos alunos, inclusive aos que há muito tempo não estudavam. Ressaltaram ainda a importância de projetos de cunho filantrópico, tendo em vista o fato do Curso Paulo Freire ser formado por alunos voluntários da UFC, seja como Professores, Corretores de redação, Plantonistas, Coordenadores ou Diretores. Percebe-se, por meio dos dados levantados e das críticas enviadas, que os ex-alunos, em sua maioria, atribuem importância ao Projeto Paulo Freire, tanto pela conquista da aprovação no Vestibular, como pelos ideais e modo de organização do Curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57460
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jvfpalencar.pdf76,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.