Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJorge Neto, Paulo de Melo-
dc.contributor.authorDamasceno, Wellington Santos-
dc.date.accessioned2013-09-04T20:48:40Z-
dc.date.available2013-09-04T20:48:40Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Wellington Santos. Decisão no ponto de equilíbrio econômico: uma análise do impacto do custo de oportunidade na formação de preços. 2010. 71f. Dissertaçao (mestrado profissional) - Programa de Pós Graduação em Economia, CAEN, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ce, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5739-
dc.description.abstractThis paper presents the concepts of Microeconomics and Marketing with the aim of complementing the work and discipline pricing. Expanding the vision strictly accounting for integrating concepts such as opportunity cost and price compost. This integration demonstrates the need for prices contain elements formed that reflect the economic sustainability of the company within a competitive context and considering the cost opportunity of equity invested. The inclusion these concepts changes the perspective of the results forcing the company to rethink and consider other aspects when pricing their products and services. Besides the exposure and integration between accounting concepts, economic and market proposed are simulations showing the impact of inclusion of these new approaches on the activity of pricing.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Preçospt_BR
dc.titleDecisão no ponto de equilíbrio econômico - uma análise do impacto do custo de oportunidade na formação de preçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho retoma conceitos da Microeconomia e de Marketing com o objetivo de complementar o trabalho e a disciplina de formação de preços. A ampliação da visão estritamente contábil permite integrar conceitos como custo de oportunidade e composto preço. Essa integração demonstra a necessidade do preço formado conter elementos que reflitam a sustentabilidade econômica da empresa dentro de um contexto competitivo e que considere o custo de oportunidade do capital próprio investido. A inclusão desses conceitos altera a perspectiva de resultados da empresa obrigando-a a repensar e considerar outros aspectos quando da precificação de seus produtos e serviços. Além da exposição e integração entre os conceitos contábeis, econômicos e de mercado propostos, são realizadas simulações demonstrando o impacto da inclusão dessas novas abordagens sobre a atividade de formação de preços.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_dissert_wsdamasceno.pdf430,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.