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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57374
Tipo: | Resumo |
Título: | Desenvolvimento e formação: práticas agroecológicas e extensão rural em assentamentos |
Autor(es): | Ribeiro, Joao Victor Bezerra Sales, Celecina de Maria Veras |
Palavras-chave: | Educação rural;Ecologia agrícola;Extensão rural;Desenvolvimento rural;Comunidades - Desenvolvimento;Desenvolvimento sustentável |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | RIBEIRO, Joao Victor Bezerra; SALES, Celecina de Maria Veras. Desenvolvimento e formação: práticas agroecológicas e extensão rural em assentamentos. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | DESENVOLVIMENTO E FORMAÇÃO: PRÁTICAS AGROECOLÓGICAS E EXTENSÃO RURAL EM ASSENTAMENTOS (CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA E EXTENSÃO RURAL – RESIDÊNCIA AGRÁRIA, XA00.2005.PG.0135) RIBEIRO, João Victor Bezerra¹ Resumo O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural – Residência Agrária Jovem tem como objetivo formar jovens estudantes e egressos das Escolas do Campo de Ensino Médio para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. As escolas de atuação do projeto são: Maria Nazaré Flor localizada no Assentamento Maceió no município de Itapipoca; João dos Santos de Oliveira no Assentamento 25 de Maio no município Madalena; Florestan Fernandes no Assentamento Santana no município Monsenhor Tabosa; Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro no município de Itarema. A formação baseia-se em 4 eixos temáticos: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Inicialmente foram selecionados 50 jovens das Escolas do Campo, 20 estudantes e 30 egressos. A metodologia compreende a alternância entre Tempo Escola , onde são realizadas na escolas do campo, e Tempo Comunidade , realizadas na universidade. Em parceria com a gestão e professores/as das escolas vem ocorrendo a orientação dos/as jovens para o desenvolvimento de projetos que contribuam com o assentamento, a partir de uma perspectiva agroecológica. Já nesta fase final, em visitas às escolas do campo, podemos perceber que os/as alunos já utilizam práticas agroecológicas e os conhecimentos adquiridos sobre a extensão rural e práticas sustentáveis no campo, além disso, os/as estudantes repassam o seu aprendizado para suas famílias de seus respectivos assentamentos, demostrando o conhecimento adquirido e novas práticas agroecológicas desenvolvidas ao longo do curso. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57374 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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