Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57340
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação especial nos programas de pós-graduação em educação no Maranhão: uma leitura no banco de teses e dissertações da Universidade Federal do Maranhão
Título(s) alternativo(s): Educación especial en programas de graduados en educación en Maranhão: una lectura en el banco de tesis y disertaciones de Universidad Federal de Maranhão
Título em inglês: Special education in graduate programs in education in Maranhão: a reading in the bank of theses and dissertations of Federal University of Maranhão
Autor(es): Figuerêdo, Ana Zilda dos Santos Cabral
Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa de
Palavras-chave: Produção do conhecimento;Educação especial;Maranhão
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FIGUERÊDO, Ana Zilda dos Santos Cabral; CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de. A educação especial nos programas de pós-graduação em educação no Maranhão: uma leitura no banco de teses e dissertações da Universidade Federal do Maranhão. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 9-23, set./dez. 2020.
Resumo: Este artigo objetiva abordar a produção do conhecimento no que se refere a teses e dissertações na área da educação especial nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2006 a 2017. Busca ainda descrever esses trabalhos acadêmicos, destacando a relevância das temáticas para a pesquisa no âmbito educacional do Estado e a atuação do Grupo de Pesquisa em Educação Especial (GPEE-UFMA). A metodologia aplicada para o levantamento das informações ocorreu por meio da pesquisa documental no acervo da biblioteca institucional da UFMA.
Abstract: The article aims to address the production of knowledge, with regard to theses and dissertations, in the area of special education in graduate programs of the Federal University of Maranhão (UFMA), in the period from 2006 to 2017, seeking to describe them, highlighting the relevance of the themes for research in the educational scope of the State. Highlighted the performance of the Special Education Research Group (GPEE). The methodology applied for the survey of information occurred through documentary research in the collection of the institutional library of UFMA.
Resumen: El artículo tiene por objeto abordar la producción de conocimientos, con respecto a tesis y disertaciones, en el área de educación especial en programas de posgrado de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), en el período de 2006 a 2017, buscando describirlos, destacando la pertinencia de los temas para la investigación en el ámbito educativo del Estado. Destacó el desempeño del Grupo de Investigación en Educación Especial (GPEE). La metodología aplicada a la encuesta de información se produjo a través de la investigación documental en la colección de la biblioteca institucional de UFMA.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57340
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_azscfigueiredombwbcarvalho.pdf258,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.