Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57326
Tipo: Resumo
Título: Estudo da evolução e da importância da inserção dos direitos LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) no Brasil e no mundo
Autor(es): Carvalho, Joao Mikael Costa de
Correia, Theresa Rachel Couto
Palavras-chave: Direitos LGBTTI;Direitos dos homossexuais;Minorias - Estatuto legal, leis, etc.;Direitos humanos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CARVALHO, Joao Mikael Costa de; CORREIA, Theresa Rachel Couto. Estudo da evolução e da importância da inserção dos direitos LGBTTI (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais) no Brasil e no mundo. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Tema que ganhou mais visibilidade na atualidade, mas, ainda assim, com características e garantias bastante omissas em diversos parâmetros de textos constitucionais mundialmente, os direitos LGBTTI consistem em uma série de reivindicações desses grupos em prol de condições de vida mais respeitáveis e igualitárias para a convivência em sociedade. torna-se basilar a desmistificação de tabus e o desenrolar de paradigmas que ainda tornem polêmico o referido assunto, para que esse possa ser melhor compreendido e aceito nas mais diversas esferas do entendimento jurídico e público, o que poderá ajudar a tornar mais natural a discussão sobre temas como a união civil homossexual e a criminalização da homofobia. O objetivo central da pesquisa será pautar a importância da aprovação de direitos para o público LGBTTI para a inserção dessas minorias na igualdade pregada pelos Direitos Humanos no Brasil e no mundo ,a partir de traços históricos e de enlaces teóricos que atestem a validação de condutas que apoiem a diversidade das escolhas individuais. Quanto aos procedimentos, será uma pesquisa diversificada, priorizando as pesquisas bibliográficas e documentais. Para tanto, realizar-se-ão estudos embasados em livros, artigos científicos, revistas, portais online de renome documental e em outros tipos de material que abordem o assunto e que possam expandir as lógicas acerca do tratamento do assunto. Alguns instrumentos de pesquisa serão obtidos através de observações de textos constitucionais e de notícias atuais relacionadas ao tema, tais como o estudo de direitos aprovados e em tramitação no Brasil e no mundo. A necessidade de se discutir esse tema está amparada na tentativa do florescer de abordagens mais dinâmicas e menos preconceituosas sobre os direitos LGBTTI, o que poderá tornar mais célere a arguição e a determinação de leis e a disseminação de pensamentos que fomentem uma maior aceitação dessas classes nas esferas sociais no Brasil e nas mais diversas localidades do mundo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57326
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jmccarvalho.pdf71,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.