Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57152
Tipo: Resumo
Título: Efeitos do tratamento fisioterapêutico na neuropatia periférica causada pelo diabetes: um relato de caso
Autor(es): Forte, Juliany Ferreira
Tavares, Francisca Janiele Ribeiro
Martins, Cristiany Azevedo
Barros, Karolyna Vitoriano Campos
Montalverne, Daniela Gardano Bucharles
Palavras-chave: Neuropatia periférica;Neuropatias diabéticas;Diabetes - Complicações e sequelas;Diabetes - Fisioterapia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FORTE, Juliany Ferreira; TAVARES, Francisca Janiele Ribeiro; MARTINS, Cristiany Azevedo; BARROS, Karolyna Vitoriano Campos; MONTALVERNE, Daniela Gardano Bucharles. Efeitos do tratamento fisioterapêutico na neuropatia periférica causada pelo diabetes: um relato de caso. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Efeitos Do Tratamento Fisioterapêutico Na Neuropatia Periférica Causada Pelo Diabetes: Um Relato De Caso(Liga Cardiovascular da Fisioterapia,FM00.2015.PG.0017) INTRODUÇÃO Neuropatia periférica é uma condição clínica que afeta o sistema nervoso periférico, ocasionando dormência, formigamento e dor nos membros.O tratamento inicial consiste em regularizar os níveis de glicose no sangue, seja com terapia medicamentosa, com a prática de exercícios ou associação de ambos.OBJETIVO Relatar a evolução de uma paciente portadora de neuropatia diabética, assistida pela fisioterapia,assim como as condutas terapêuticas realizadas durante a intervenção. METODOLOGIA Paciente do sexo feminino,61 anos, atendida pela Liga Cardiovascular da Fisioterapia,durante o período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016. Sua queixa principal era queimação, câimbras e fadiga nos membros inferiores, principalmente nos pés. Apresentou ao exame físico diminuição da força (TMM=4) e da sensibilidade vibratória, dolorosa e térmica da perna direita. Foi aplicado o Escore de Sintomas Neuropáticos - ESN (8 pontos - sintomas graves) e o Escore de Comprometimento Neuropático – ECN (4 pontos). RESULTADOS A intervenção fisioterapêutica ocorreu por meio de exercícios globais, exercícios aeróbicos, alongamentos da cadeia anterior e posterior e liberação da fáscia plantar, com duração média de 50 minutos de atendimento. O protocolo proposto teve duração de 12 semanas totalizando 24 sessões. Após as 12 semanas, paciente foi reavaliada e foi observado uma melhora da sensibilidade dolorosa e térmica dos pés e diminuição da fadiga e câimbras referidas. Em relação ao ESN foi observado uma redução para 6 pontos e no ECN uma redução para 1 ponto. Além disso, foi verificado um aumento da força da musculatura da perna direita.CONCLUSÃO A fisioterapia revela-se eficaz no tratamento da neuropatia diabética, visto que proporcionou uma melhora gradativa dos sintomas referidos pela paciente, melhorando sua funcionalidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57152
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jfforte.pdf74,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.