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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57103Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Barbosa, Jéssica de Castro | - |
| dc.contributor.author | Xavier, Ellie Zohn Freitas | - |
| dc.contributor.author | Lima, Francisco Weslley | - |
| dc.contributor.author | França, Roberta Cavalcante de | - |
| dc.contributor.author | Borges Neto, Hermínio | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-15T11:41:29Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-15T11:41:29Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | BARBOSA, Jéssica de Castro; XAVIER, Ellie Zohn Freitas; LIMA, Francisco Weslley; FRANÇA, Roberta Cavalcante de; BORGES NETO, Hermínio. O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476)). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57103 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
| dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
| dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
| dc.subject | Educação rural | pt_BR |
| dc.title | O papel da extensão universitária na construção da identidade do pedagogo através do Projeto CRID/UFC (CRID - uma proposta de comunidades digitais rurais (PD00.2012.PJ.0476)) | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O atual modelo de universidade pública tem base no tripé: pesquisa, ensino e extensão, que, em conjunto, têm um compromisso social, sendo a extensão um dos pilares mais importantes, pois através dela ocorrem as ações, norteadas por uma práxis reflexiva, que buscam uma verdadeira transformação e emancipação social. Nos cursos de graduação, em especial os de licenciaturas, a extensão é elemento obrigatório nos currículos, tomando forma nos estágios obrigatórios supervisionados. Há também as bolsas ofertadas nessa modalidade, que dão ao licenciando em formação, a possibilidade de conhecer a realidade, aliando a teoria com a prática. Nessa perspectiva, trataremos aqui, especificamente, reflexões sobre a construção da identidade do pedagogo através do projeto de extensão Centros Rurais de Inclusão Digital – CRID, do Laboratório de Pesquisa Multimeios, da Faculdade de Educação – FACED/UFC, tendo como parceiros o Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq, Fetrace e Incra/ CE. O CRID busca a inserção da Inclusão Digital e das novas tecnologias de informação em comunidades rurais no interior do Ceará, através de aparatos tecnológicos, internet e formações técnicopedagógicas. Nossa base teórica será a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96, o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia/ UFC, e autores como LIBÂNEO (2007) e BORGES NETO (2007).O presente trabalho trata- se de um relato de experiência dos bolsistas que atuam no projeto, que viram na experiência em campo, proporcionada por um projeto de extensão, uma real mudança na postura e na forma de pensar dos indivíduos, destacando o amadurecimento e a autonomia profissional durante as atividades realizadas, sendo estas características decisivas para a construção da identidade do pedagogo durante sua formação inicial. | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| 2016_resumo_eve_jcbarbosa.pdf | 78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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