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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacedo Filho, Jose Aloisio-
dc.contributor.authorFalcão, Anna Karolina-
dc.contributor.authorLeitao, Fatima Maria Araujo Saboia-
dc.date.accessioned2021-03-12T16:40:52Z-
dc.date.available2021-03-12T16:40:52Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMACEDO FILHO, Jose Aloisio; FALCÃO, Anna Karolina; LEITAO, Fatima Maria Araujo Saboia. Brincando e discutindo questões de gênero com as crianças da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57097-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleBrincando e discutindo questões de gênero com as crianças da Unidade Universitária Federal de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAtualmente questões de gênero são mais discutidas e estão presentes em diálogos nas rodas de conversas infantis. Para desconstruir estereótipos é importante a educação familiar e participação escolar. Na UUNDC, as crianças envolverem-se em conflitos relacionados às questões de gênero. Mesmo o grupo unido, notamos ocorrência de divergências, expressas em atitudes como desejo dos meninos e meninas de se posicionarem em lados opostos, chegando ao ponto de separar cadeiras na sala. Tentando compreender como as crianças resolviam essas questões, observamos que brincadeiras antigas despertavam interesse das crianças e o grupo brincava junto. Foi criado o projeto Brincando e discutindo questões de gênero, cujo objetivo geral foi incentivar e realizar brincadeiras nas quais questões de gênero fossem debatidas, construindo com as crianças atitudes de respeito pela diversidade. Realizado em 2016, participam do projeto uma professora, 13 crianças e duas bolsistas. A metodologia utilizada é de atividades práticas realizadas desde abril. O projeto fundamenta-se nas teorias de Vygotsky e Louro. Percebemos que as crianças brincam juntas, sem a exclusão de nenhuma pelo gênero e notamos maior compreensão das crianças sobre regras e recriação das brincadeiras. Ocorreu resgate cultural da diversidade de jogos e brincadeiras tradicionais. As crianças se envolveram nas brincadeiras de pula corda, dança das cadeiras, morto vivo, cabanas, cirandas, João “atrepa”. Novas brincadeiras foram reinventadas: a bruxa, fantasmas e zumbis. Os resultados dessa ação extensiva mostram que as crianças têm superado desafios inerentes ao desenvolvimento psicomotor, socioafetivo e discutido questões de gênero. Vêm resgatando as brincadeiras vivenciadas e construindo novas. Tais resultados atestam a contribuição para formação como aluno de pedagogia, no crescimento pessoal pelo convívio com crianças e ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos.pt_BR
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