Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57080
Tipo: Resumo
Título: Treinamento e divulgação científica sobre ofidismo para técnicos e policiais (Programa CH.2012.PG.0227)
Autor(es): Oliveira, John Allyson Andrade
Fernandes, Carlos Eduardo Lima
Almeida, Lucas Araújo de
Moura, Rafaela Almeida de
Braga, Roberta da Rocha
Nojosa, Diva Maria Borges
Palavras-chave: Ofidismo;Ofiologia;Educação ambiental
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, John Allyson Andrade; FERNANDES, Carlos Eduardo Lima; ALMEIDA, Lucas Araújo; MOURA, Rafaela Almeida de; BRAGA, Roberta da Rocha; NOJOSA, Diva Maria Borges. Treinamento e divulgação científica sobre ofidismo para técnicos e policiais (Programa CH.2012.PG.0227). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Núcleo de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (NUROF-UFC) é um núcleo de pesquisa ligado ao Centro de Ciências da UFC, que realiza trabalhos na área de extensão, aplicando a educação ambiental para a preservação das serpentes e prevenção de acidentes envolvendo esses animais. Além das palestras para estudantes de todos os níveis, também realiza cursos e palestras específicos para técnicos de várias áreas, fazendo uma abordagem mais pontual e direcionada. Durante 2016-1, foram preparados e realizados os cursos de treinamento para uma turma de técnicos da Petrobras e outro de formação do batalhão de choque da Polícia Militar do Ceará, durante o treinamento ambiental de preparação de novos policiais. Para os técnicos da Petrobras, o minicurso ocorreu nos dias 18-19.Julho.2016, com duração de 16 horas, para 10 pessoas. Já o minicurso ministrado para o batalhão de choque da Polícia Militar, aconteceu no dia 17.Agosto.2016, com carga horária de 5 horas, para 37 alunos. Além da abordagem ecológica e preventiva no que diz respeito ao universo das serpentes, os cursos ministrados também contemplaram as temáticas de campo: como se portar e se vestir no campo, como evitar ou proceder em caso de acidentes ofídicos e como manipular um animal vivo, caso se faça necessário. Os membros também tiveram acesso à bibliografia, chaves de identificação e realizaram prática de identificação com animais conservados e de manuseio com animais vivos. Foi possível observar que o maior interesse dos alunos geralmente era direcionado à identificação correta das serpentes peçonhentas, demonstrando que existe o interesse em conhecer para saber se existe perigo e evitar matar os animais. Assim, o conhecimento transmitido através destes cursos é importante, também, para que se fortaleça cada vez mais o ideal de conservação, bem como que se evite acidentes ofídicos através da divulgação dos conhecimentos corretos à sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57080
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jaaoliveira.pdf75,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.