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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvangelista, Isabela de Sousa-
dc.contributor.authorSilva, Maria Socorro-
dc.date.accessioned2021-03-11T11:47:11Z-
dc.date.available2021-03-11T11:47:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Isabela de Sousa; SILVA, Maria Socorro. Contação e leitura de histórias para crianças da comunidade em torno do IEFES. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57075-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleContação e leitura de histórias para crianças da comunidade em torno do IEFESpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de um projeto de extensão intitulado-Contação e Leitura de Histórias para Crianças da Comunidade do entorno do IEFES (Instituto de Educação Física e Esportes) - financiado pela PREX/UFC (Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Feral do Ceará). O objetivo do trabalho consiste em possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. Os sujeitos são 140 crianças matriculadas em uma escola pública municipal de Fortaleza. A prática pedagógica consta de leitura, conto e reconto de histórias, dança, teatro, reescrita dos textos, pintura, apresentações para os pais e a comunidade educativa da escola. Além disso, os pais participam de oficinas de contação de histórias que favorecem a interação da família com a escola no processo de aprendizagem, ademais a prática do reconto que pode ocorrer entre pais e filhos, incentivando assim o estreitamento dos laços afetivos e o desenvolvimento da aprendizagem. As crianças têm demonstrado interesse pelos livros, feito empréstimos na biblioteca da escola, participado da contação de histórias, aprendido a negociar os papéis, a esboçar suas opiniões e respeitar a opinião dos pares. Desse modo, além de promover o gosto pela leitura, parece que esse projeto tem estreitado os laços entre pais e filhos, atraído o leitor para os livros e promovido o desenvolvimento linguístico e sócio-afetivo das crianças.pt_BR
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