Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57050
Tipo: Resumo
Título: Visita técnica ao Centro de Pesquisas em Aquicultura "Rodolpho von Ihering" – DNOCS – Pentecoste - CE
Autor(es): Leitao, Ingryde Paula Aragao
Florentino, Adalgisa Herbster Brasil
Sampaio, Lucas Correia de
Pinheiro, Rennan Romullo Silva
Viana, Vinicius de Sena Sales
Watanabe, Pedro Henrique
Palavras-chave: Piscicultura;Aquicultura;Zootecnia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LEITAO, Ingryde Paula Aragao; FLORENTINO, Adalgisa Herbster Brasil; SAMPAIO, Lucas Correia de; PINHEIRO, Rennan Romullo Silva; VIANA, Vinicius de Sena Sales; WATANABE, Pedro Henrique. Visita técnica ao Centro de Pesquisas em Aquicultura "Rodolpho von Ihering" – DNOCS – Pentecoste - CE. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Departamento de Obras Contra as Secas (DNOCS), além de destaque na luta contra as implicações trazidas pela estiagem no nordeste brasileiro, é referência na piscicultura, contando com um centro de pesquisa na produção de peixes, na venda de alevinos para médios e grandes produtores e no povoamento de peixes de diversos açudes da região, conservando espécies de águas continentais. Com o intuito de conscientizar sobre a importância dessa instituição nos estudos de piscicultura na região de atuação, foi realizada uma visita técnica ao Centro de Pesquisas em Aquicultura “Rodolpho von Ihering”, localizado no município de Pentecoste-CE, organizada pelo Programa de Educação Tutorial – PET Zootecnia, da Universidade Federal do Ceará. No decorrer da visita, foi possível observar o hexágono, que consiste em um mostruário de variadas espécies de peixes, além de verificar o procedimento de reversão sexual dos alevinos de tilápia, no qual é introduzido na água em que os animais estão inseridos o hormônio 17-alfa-metiltestosterona, para a masculinização do maior número possível de juvenis, em virtude da maior produtividade dos indivíduos machos. Os participantes puderam observar outros tanques para tilápias, tambaquis e pirarucus. No tocante à problemática da estiagem, a produção de tilápias – espécie de maior importância nos trabalhos da instituição – foi reduzida, sendo evidenciado pela despesca, antes realizada diariamente, passando a ser feita semanalmente; além da necessidade de reutilização da água dos tanques por diversas vezes, resultando na qualidade reduzida da água. Além de ser possível visualizar todo o manejo produtivo, o centro conta também com um laboratório onde ocorre o trabalho de processamento dos subprodutos do pescado, afim de maximizar o aproveitamento da produção. Desse modo, a promoção da visita proporcionou aos visitantes uma experiência com a piscicultura, a partir do DNOCS, que se apresenta como uma importante instituição na região Nordeste do Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57050
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ipaleitao.pdf72,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.