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Título em portugués: Aprendizagens experienciais juvenis do movimento espírita cearense
Autor: Rodrigues, Francisco Jahannes dos Santos
Tutor(es): Figueiredo, João Batista de Albuquerque
Palabras clave : Educação e espiritismo
Juventude
Espíritas
Análise do discurso narrativo
Fecha de publicación : 2019
Citación : RODRIGUES, Francisco Jahannes dos Santos. Aprendizagens experienciais juvenis do movimento espírita cearense. Orientador: João Batista de Albuquerque Figueiredo. 2019. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumen en portugués: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os sentidos das experiências religiosas vividas por jovens no movimento juvenil espírita cearense a partir das narrativas autobiográficas. Este objetivo foi traçado em busca de respostas para as seguintes questões: Quais as aprendizagens experienciais de jovens que atuam no movimento juvenil espírita cearense? Como se organiza e quais as ações do movimento juvenil espírita cearense? Como podemos pensar a juventude e sua formação a partir da religião? Que subsídios o movimento espírita oferta no desenvolvimento da juventude que participa das atividades de evangelização e educação espírita? Quais as interfaces entre experiência religiosa, espiritualidade e aprendizagem? Este trabalho foi realizado a partir dos princípios e fundamentos da pesquisa (auto)biográfica (Delory-Momberger, 2008; Josso, 2004, 2010), utilizando, também, os seguintes procedimentos: Entrevista Narrativa: Jovchelovitch e Bauer (2002), análise documental, levantamento bibliográfico, questionário, rodas de conversas e entrevistas. No que tange aos referenciais teóricos, me aportei nos seguintes autores que abordam a Pesquisa Engajada: Figueiredo (2004); Juventude: Melucci (1997), Groppo (2000) e Abramo (2005); Espiritualidade e experiência religiosa: Boff (2003), Meslin (2014); Doutrina Espírita: Kardec (2005, 2008), Pires (1979), Linhares (2005); Experiência: Larossa (2002), Freire (1981, 1992, 2005) e Josso (2004); Formação e aprendizagem experiencial: Josso (2004), DeloryMomberger (2009); Entrevista Narrativa: Jovchelovitch e Bauer (2002); produções acadêmicas sobre a pesquisa (auto)biográfica; e a produção literária sobre a ação, estrutura e funcionamento do movimento espírita. O trabalho anuncia que a prática dos princípios espíritas de jovens que atuam no movimento juvenil espírita cearense proporciona aprendizagens experienciais que promovem uma formação integral. Além disso, foi identificado a necessidade de um empoderamento e fortalecimento do protagonismo da juventude espírita. Também ficou evidente que o espaço do movimento espírita cearense é gerador e estimulador de experiencias formativas
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57047
metadata.dc.type: Tese
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

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