Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57046
Tipo: Resumo
Título: “Eu consigo. E você?”: documentário e informação como ações de extensão
Autor(es): Moreira, Isaac de Oliveira
Silva, Naiana Rodrigues da
Palavras-chave: Telejornalismo;Documentário (Jornalismo);Transtornos do espectro autista
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MOREIRA, Isaac de Oliveira; SILVA, Naiana Rodrigues da. “Eu consigo. E você?”: documentário e informação como ações de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: O Grupo de Práticas e Estudos em Jornalismo Audiovisual - GruppeTV - é um projeto formado por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará - UFC, que se propõem a praticar e experimentar o telejornalismo dentro e fora do ambiente acadêmico. Dentre os trabalhos desenvolvidos pelo projeto, criado em 2010, figuram coberturas jornalísticas, eventos acadêmicos, uma revista eletrônica, um interprograma televisivo, bem como minidocumentários. Esta última categoria tem a proposta de produzir um material documental, voltado para temáticas de cunho e relevância sociais. Nesse sentido, a produção deste tipo mais recente aborda a relação de quem convive, diariamente, com pessoas com transtornos do espectro do autismo e é intitulada “Eu consigo. E você?”. Através de experiências relatadas por profissionais especializados e familiares, o produto fomenta a discussão sobre um tema que é envolvido por diversos preconceitos, e mostra, tal qual sugere o nome, como esses personagens conseguem lidar com o distúrbio neurológico em suas diferentes realidades. O minidocumentário foi produzido, gravado, editado e divulgado no segundo semestre de 2015. As gravações foram realizadas pelos estudantes nos municípios de Fortaleza e Caucaia, em locais como casa, escolas, hospitais e instituições que atendem pessoas acometidas pelo autismo. O minidocumetário foi planejado e realizado para ser veiculado na Internet, principal meio de veiculação dos produtos do GruppeTV, utilizando-se de texto, linguagem, fotografia e som característicos a este meio. Além disso, a realização técnica do “Eu consigo. E você” é de total responsabilidade dos estudantes, os quais dependem de materiais próprios, como câmeras fotográficas, gravadores de áudio e computadores, para realizar essa e todas as produções do projeto. O Gruppe TV reúne 16 membros voluntários, sob a orientação de uma professora-tutora do curso de Jornalismo da UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57046
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_iomoreira.pdf74,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.