Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Irana Maria Pinheiro-
dc.contributor.authorAlencar, Carlos Henrique Morais de-
dc.contributor.authorFontes, Dominik Garcia Araujo-
dc.date.accessioned2021-03-09T16:18:04Z-
dc.date.available2021-03-09T16:18:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOARES, Irana Maria Pinheiro; ALENCAR, Carlos Henrique Morais de; FONTES, Dominik Garcia Araujo. Educação ambiental para deficientes visuais: uma proposta em construção para o Parque Parreão I, Fortaleza-CE (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57039-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEducação ambiental para deficientes visuais: uma proposta em construção para o Parque Parreão I, Fortaleza-CE (Pro Parreão I: uma nova história em construção - código do PREX: FM00.2015.PJ.0244)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto de extensão Pró-Parreão I (PPI) surgiu com o objetivo de conhecer e divulgar a riqueza natural e cultural do Parque Parreão I de forma interdisciplinar, com o intuito de envolver a sociedade ativamente em sua conservação, preservação e valorização. Para alcançar seu objetivo o projeto busca desenvolver atividades de educação ambiental junto a alunos de escolas públicas e aos frequentadores do parque. Em uma perspectiva inclusiva e buscando otimizar os agentes multiplicadores na busca por um meio ambiente mais sustentável, os pesquisadores do PPI estão construindo uma proposta de educação ambiental inclusiva com deficientes visuais. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica sobre esta temática. Assim, realizou-se uma consulta a artigos científicos, dissertações, teses, livros didáticos, projetos e diversas páginas na internet abordando esse tema. A pesquisa enfatizou sete das 18 publicações encontradas que apresentaram especial relevância no uso de abordagens didáticas específicas para esse público, como vivências, experiências sensitivas, materiais de apoio e ações inovadoras a fim de sensibilizar, estimular e compreender nos deficientes visuais a necessidade de preservação do meio ambiente, disseminando a cidadania ecológica e garantindo o direito de inclusão e acesso igualitário dessas pessoas como cidadãos. Notou-se que os projetos destinados à educação ambiental voltada para esse público ainda são escassos e conservam-se pontuais nas áreas de estudo onde foram desenvolvidos, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil. Há necessidade de estudo e disseminação de métodos específicos para o município de Fortaleza, sendo uma esfera de atuação que deve ser melhor analisada e introduzida nas ações sociais. Observa-se ainda que dentre as propostas encontradas várias delas se aplicam ao PPI e poderão ser efetivadas em breve.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_impsoares.pdf78,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.