Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57035
Title in Portuguese: A influência da palhaçoterapia no cotidiano dos profissionais num hospital universitário (ProjetoY de Riso Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437)
Author: Ponte, Isabelle Meneses da
Freire, Renan Abreu da Ponte
Almeida, Camila Pimentel Landim de
Ferreira, Matheus Sebbe
Ribeiro, Kelen Gomes
Azevedo, Maria de Fatima Vitoriano de
Keywords: Palhaçoterapia
Humanização dos serviços de saúde
Qualidade de vida no trabalho
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: PONTE, Isabelle Meneses da; FREIRE, Renan Abreu da Ponte; ALMEIDA, Camila Pimentel Landim de; FERREIRA, Matheus Sebbe; RIBEIRO, Kelen Gomes; AZEVEDO, Maria de Fatima Vitoriano de. A influência da palhaçoterapia no cotidiano dos profissionais num hospital universitário (ProjetoY de Riso Sorriso e Saúde - QH.2012.PJ.1437). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Portuguese: É sabido que o ambiente hospitalar envolve emocionalmente as pessoas ao redor, internalizando tensões do estado enfermo dos pacientes. A palhaçoterapia surge nesse contexto como forma de “re-humanizar” a Saúde, de se desenvolver e fornecer recursos humanísticos para tal (RODRIGUES e FILHO, 2013). O objetivo desse trabalho foi avaliar como a ação de doutores palhaços, do Projeto Y de Riso Sorriso e Saúde, influencia no cotidiano dos profissionais do Hospital Universitário Walter Cantídio, que estão em contato constante com eles. Na perspectiva da abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 10 profissionais de diversas áreas de atuação dentro do Hospital. No percurso de suas visitas diárias, desde a entrada, ainda no estacionamento, passando pela secretaria, zeladoria à pediatria, os palhaços interagem com muitos profissionais. Seja o guarda, o maqueiro, a faxineira ou a enfermeira, todos são de alguma forma inclusos durante a visita. E na tentativa de captar a sensação que eles têm e suas impressões, perguntamos o que muda para eles no ambiente antes, durante e depois da visita dos palhaços. Nos interessamos ainda em suas percepções quanto ao impacto da ação nos profissionais ao redor e neles mesmos. Eles demonstraram que a intervenção é bastante positiva, o que possibilitava uma maior leveza nas suas rotinas, com melhora da interação interpessoal, tanto entre profissionais quanto entre profissionais, pacientes e acompanhantes. Concluímos que há uma melhora no bem estar desses profissionais ao fortalecer processos de humanização no local e nos serviços de saúde onde trabalham.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57035
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_imponte.pdf76,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.